b2ap3_thumbnail_1---Capa---257jpg.jpg

Quase 700 alunos dos 5ºs anos das Escolas de Ensino Fundamental do município de Caieiras receberam seus certificados de conclusão do Proerd, que tem por finalidade  apontar riscos e afastar os alunos das drogas, sejam elas lícitas, como o cigarro e o álcool, ou ilícitas, por meio de lições que trabalhem a autoestima e o autocontrole. 

Nele, os alunos têm que escrever uma redação sobre o programa e a prevenção às drogas. De acordo com o prefeito Gersinho Romero, “é fundamental conscientizar as crianças a respeito dos perigos relacionados ao consumo de drogas, o que deve acontecer com o apoio dos professores e da família”. 

Segundo a secretária de Educação, professora Shirley Santos, “O Proerd é um programa da PM que a Secretaria de Educação apoia e sempre colocará à disposição das escolas da rede municipal”, disse.

A cerimônia de formatura aconteceu na terça-feira, 27, no Cecin em Caieiras,  as centenas de alunos formandos pertencem as EMEfs: Aurora Rodrigues de Moraes, Manoel Hurtado – NEC Centro, Prof. Luciana Pedroni, Lourides Dell Porto, Nayara Rodrigues Dias, Marina Vieira Bayerlein.

O Programa é desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas da rede municipal de ensino do município, com o objetivo de alertá-los sobre os riscos e afastar os alunos das drogas, sejam elas lícitas, como o cigarro e o álcool, ou ilícitas, por meio de lições que trabalhem a autoestima e o autocontrole.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: 1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental; 3- PROERD para Pais/Responsáveis. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias, no sentido de ajudar crianças e adolescentes a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. 

A atual gestão junto com a policia militar vem investindo maciçamente para a ampliação desse importante programa no município.