Toda paisagem reflete uma porção do espaço que ostenta as marcas do passado mais ou menos remoto, apagado ou modificado de maneira desigual, mas sempre presente. É um palimpsesto onde a análise das sucessivas heranças permite que se rastreiem as evoluções. 

A paisagem caieirense sempre foi descrita a partir das formas e informações do meio ambiente natural e da intervenção humana imprimindo sua marca ao longo do tempo, trazendo a combinação entre paisagem natural e os objetos sociais, que podem ser vistos como “testemunhas” do passado.

A identidade caieirense é exatamente marcada por monumentos que refletem um  passado edificado numa paisagem verde,  e o lugar onde se localiza o Ecoparque é o famoso vale do Juqueri,  localizado entre a Serra da Cantareira e a Serra dos Cristais, próximo a fazenda de eucaliptos da antiga Cia Melhoramentos.

O dia 30 de outubro de 2020 é, portanto, uma data histórica para Caieiras. A cidade acaba de receber o primeiro Parque Ecológico. Nele, os cidadãos de Caieiras e região terão à disposição várias opções para aproveitar vários dias agradabilíssimos: o ecoparque conta com playground para as crianças, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de ciclismo e caminhada, dois decks para observar toda a bela paisagem, restaurante e quiosques. Foi construída uma cascata no lago, por onde os visitantes poderão passar numa espécie de portal de entrada. O espaço também tem um galpão exclusivo para os artesãos do município e uma pista de pump track, voltada para os amantes de esportes radicais.

A população caieirense comemorou a chegada do parque, que já era aguardada há muitos anos por pessoas de todas as idades. Munícipes ouvidos pela mídia local disseram que o parque ficou ideal para levar as crianças, um novo espaço para convivência dos jovens, adultos e idosos, enfim para curtir com toda a família. Outro cidadão apontou para uma questão importante: o número de empregos que o Ecoparque vai gerar para a cidade, principalmente no setor de comércio, aliado à questão de turismo e, consequentemente, à economia do município.

A obra em si, é uma ousada busca de diálogo entre a estação ferroviária construída pelos ingleses no final do séc. XIX, com o patrimônio histórico da Cia Melhoramentos e com a paisagem verde caieirense. O ecoparque, faz da paisagem em si, impactante para qualquer pessoa que parte de São Paulo e segue sentido Jundiaí, pois a estação ferroviária de Caieiras é praticamente a única nesse trajeto desde o centro de São Paulo até Jundiaí que não foi dominada pela urbanização selvagem em torno da estação ferroviária. Isso se deve a ousadia dos prefeitos Dr. Roberto Hamamoto e Gersinho Romero que conservaram e organizaram a cidade para a manutenção de sua identidade verde/histórica.

Assista!

Assista também!!!

Assista também!