A Secretaria Municipal de Saúde de Caieiras iniciou na quarta-feira, dia 6, uma nova estratégia para reforçar o combate ao Novo Coronavírus na cidade: uma varredura casa a casa para identificar casos suspeitos ou confirmados ainda não notificados às autoridades, de casos de COVID-19.
O primeiro bairro em que as equipes da Secretaria estiveram para fazer esse procedimento foi Laranjeiras e, em seguida, a ação acontecerá na região Central e no Jd. Nova Era. Esses três bairros concentram a maior incidência da doença no município.
Nas visitas às residências, os agentes da Saúde aplicam um questionário a fim de identificar possíveis novos casos e dão orientações sobre a importância do distanciamento social neste momento de pandemia.
“Sabemos que a subnotificação de casos atrapalha no enfrentamento a esta doença. Por isso, a Saúde está de forma ativa buscando pessoas com sintomas ou com resultados até já confirmados de Coronavírus ainda não contabilizados pela Secretaria, para que esses cidadãos cumpram o isolamento conforme recomendado pelas autoridades sanitárias e possamos reduzir o ritmo de contaminação aqui em Caieiras, salvando mais vidas”, explicou o prefeito Gersinho.
Isolamento social no município de Caieiras
De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado, a taxa média de isolamento social em Caieiras tem girado em torno de 53%, pouco acima do mínimo recomendado pelo médico infectologista e coordenador do Centro de Contingência da COVID-19 de São Paulo, Dr. David Uip, que é de 50%.
O ideal para frear a curva de contaminação, de acordo com o infectologista, seria um porcentual de 70%.
Até terça-feira (5), o número de casos de Coronavírus em todo o Estado de São Paulo já havia ultrapassado os 34 mil, com mais de 2800 mortes. Em Caieiras, especificamente, de acordo com o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde, são 105 casos com 18 óbitos.