Bastou algumas horas no cargo de presidente da República, para que Lula (PT) decretasse a extinção da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), que foi criada no âmbito do Ministério da Educação, em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O órgão tinha como meta a implementação de políticas educacionais voltadas para o ensino bilíngue, o fomento de pesquisa e formação na área de educação de surdos, além da criação de escolas com ensino de Libras.

Até o momento, não há uma pasta substituta. A pauta da língua brasileira de sinais (Libras) teve forte marca no governo Bolsonaro, protagonizada especialmente pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que fez um discurso em Libras durante a posse de Bolsonaro, em 2019.

A Dipebs sempre foi ocupada por um surdo. Com o Decreto 11.342/23 e com a nova estrutura regimental do Ministério da Educação, os surdos temem qual vai ser o direcionamento do novo governo em relação ao ensino da educação especial.

A deputada federal eleita Amália Barros (PL-MT) criticou a nova medida adotada pelo MEC. A parlamentar classificou a extinção do órgão como um “retrocesso”.

“Não estão levando em consideração anos de lutas da comunidade surda por uma educação bilíngue e de qualidade”, disse a parlamentar. A postagem foi compartilhada por Michelle Bolsonaro.

Com informações da revista Oeste.

______________________________

Visite nosso Canal 👇👇
https://www.youtube.com/channel/UCcjAmDZ9SKMUdNmXqlNk_AA

Nosso site 👇👇
www.profmarcelo.net

Nos siga no Instagram 👇👇
https://www.instagram.com/prof.marcelobruggemann/?hl=en

______________________________

Assista!

⠀⠀
⠀⠀