Desde o surgimento do primeiro caso do COVID-19 em terras Tupiniquins – logo no dia seguinte do fim do Carnaval, a temida doença respiratória causada pelo familiar das SARS-CoV-2, não parou de crescer e hoje ultrapassa 100 mil casos no Brasil. A cidade de São Paulo é em larga distância o epicentro das notificações em toda a América Latina, e as cidades limítrofes com a capital paulista são as que mais sofrem com a proximidade geográfica e por intercomunicações por meio de trilhos ferroviários.

Até então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendia que só o distanciamento social e a higienização das mãos, seriam as medidas eficazes para combater e vencer a pandemia, mas depois de quase 300 mil mortos no mundo, a OMS finalmente reconheceu a eficácia da máscara como a principal trincheira no combate ao COVID-19. Mas por que essa mudança?

Simples, um estudo publicado pelo periódico Science, demonstrou que cerca de 2/3 das transmissões do novo coronavírus é realizada por portadores assintomáticos, aqueles indivíduos em sua massiva maioria contraem uma doença, mas não desenvolvem sintomas. O estudo mostra ainda que, apesar dos pacientes que desenvolvem a doença serem duas vezes mais contagiosos, os assintomáticos chegam a ser seis vezes mais numerosos mesmo com propensão menor a infectar outros, tornando-se o motor dessa pandemia.

Além disso, é cada vez mais crescente o número de especialistas que concordam que as máscaras funcionam como a primeira grande barreira de proteção. Quem usa, está protegendo as pessoas ao seu redor e a chance de transmitir o vírus diminui em até 90%. Portanto, é universalmente aceito hoje que o uso da máscara cirúrgica para a população saudável, impedirá que os portadores assintomáticos disseminem perdigotos (gotículas de saliva) no ambiente e eventualmente transmitam o vírus. Soma-se também a um importante estudo publicado na revista científica Nature Medicine, que garante que a máscara cirúrgica é a principal arma para o desaceleramento da pandemia do novo coronavírus.

O efeito prático, quantitativamente comprovado do uso da máscara pode ser confirmado em Hong Kong, território asiático com mais de 7,4 milhões de habitantes contabilizando até o dia de hoje apenas 1050 casos e 4 mortos, sendo que o último óbito foi registrado em 14 de março. O uso da máscara em Hong Kong pode ter sido a principal medida de sucesso no combate ao coronavírus, o que faz do território asiático tema de acalorados debates acadêmicos.

Campanha do uso de máscara em Caieiras

A prefeitura de Caieiras como já foi mostrada em ocasiões recentes junto aos grandes veículos de comunicação, como a Globo, vem enfrentando com muita eficiência a pandemia, mesmo sendo muito prejudicada pela proximidade com São Paulo por ter sua força de trabalho majoritariamente sendo obrigada a deslocar-se por meio de transportes ferroviários até a capital, e assistindo assim, o crescimento dos casos no município. Desta forma, com os novos estudos e diretrizes para o enfrentamento da pandemia, o prefeito Gersinho Romero promulgou o Decreto n.º 8257 que garante a obrigatoriedade do uso de máscaras para aqueles que se encontrarem fora de casa, e principalmente, no acesso a bancos, lotéricas e semelhantes. Ficando assim, obrigatório o uso de máscaras de proteção por toda a população.

Além disso, está sendo feito uma ampla campanha para que os munícipes mantenham distância de 1,5 a 2 metros, como garantia de segurança para conter a disseminação do vírus. Evidencia-se também a necessidade dos estabelecimentos realizarem a doação de máscaras aos clientes que não as estiverem portando, somando ainda a ação da GCM que continuará realizando a entrega de máscaras, as quais estão sendo produzidas diariamente pelo grupo do Fundo Social, de forma gratuita, tudo isso com intuito de manter a integridade de cada munícipe caieirense.

Diante de tudo isso, o reforço à população é que faça o uso das máscaras, para assim, reduzir o índice de infecção. Para aqueles que desejarem confeccionar suas próprias máscaras para já saírem de casa protegidos, as redes sociais, inclusive de órgãos oficiais como a prefeitura, possuem vídeos explicativos de como fazer máscaras de formas simples e eficaz. Não há dúvida que se cada munícipe, pensar no próximo, usando máscara, e mantendo a distância segura, certamente o COVID-19 será vencido em menor tempo.

Assista!

Assista também!

Assista também!