b2ap3_thumbnail_Tiago---A-importncia-da-avaliao-fsica-e-a-reavaliao-1.jpg

A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo ou ainda, na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética.  Através dela, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros). Além disso, poderá, ainda, avaliar a maior necessidade do indivíduo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumentar o VO2 máx, reduzir peso ou ainda reduzir percentual de gordura.

 

A avaliação física também auxilia o profissional a estabelecer metas para o aluno a partir da identificação dos déficits apresentados, seja para melhorar o VO2 máx, o desempenho esportivo, reduzir peso ou percentual de gordura, nunca esquecendo dos objetivos impostos (e necessários) pelo aluno. Através da avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a frequência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual. A reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.

 

 

O que contém uma avaliação física, esses são os principais: Anamnese (entrevista) Altura – Peso – Índice de Massa Corpórea – Relação Cintura x Quadril- Percentual de Gordura – Percentual de Massa Magra – Circunferências – Teste ergométrico.