Após reclamos da população sobre a iluminação pública, o prefeito de Caieiras Gersinho Romero, viabilizou às possibilidades de modernização do sistema por meio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada (PPP), criando o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, realizado no dia 04 de julho, com  audiência pública para apresentar o Projeto de PPP de iluminação do município.

Na audiência foram expostos todos os estudos de viabilidade e estruturação de gestão, otimização, expansão, modernização e manutenção do sistema de iluminação pública realizado pelo Consórcio “Caieiras Inteligente”.

De acordo com o relatório, a parceria público-privada na iluminação traz diversas vantagens para o município e seus moradores, como maior capacidade de investimento, rapidez na modernização e mais eficiência na iluminação, garantia de qualidade e modernidade dos equipamentos instalados, manutenção permanente sem custos para a Prefeitura e a transformação da rede de iluminação num sistema inteligente.

Com a modernização decorrente da PPP, o município utilizaria tecnologias mais eficientes, reduziria em 50% o consumo de energia, bem como falhas no sistema e ainda garantiria mais segurança aos cidadãos com lâmpadas mais fortes nas vias públicas. A previsão é de que 100% da iluminação pública seja de LED dentro de um período 12 meses.

Após a realização da audiência pública, está aberto o período de 15 dias para o esclarecimento de dúvidas ou demais assuntos pertinentes ao novo sistema de iluminação pública.