b2ap3_thumbnail_Desenvolvimento-do-Milnio.jpg

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), analisando os maiores problemas mundiais, estabeleceu os oito “Objetivos do Milênio” que deveriam ser atingidos por todos os países até 2015.

Entre esses “objetivos”, estão metas a serem alcançadas nas áreas de educação, saúde, mercado de trabalho e igualdade entre gêneros, proteção social e qualidade de vida.

Como resultado do trabalho e dos investimentos realizados na cidade pela administração Roberto Hamamoto e Gersinho Romero, Caieiras apresentou resultados bastante positivos, inclusive superando a meta, em determinados pontos analisados no relatório, que leva em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos Ministérios da Saúde e Educação.

Entre 1996 e 2013, por exemplo, Caieiras viu sua taxa de mortalidade materna cair a zero a cada 100 mil crianças nascidas vivas, bem como o acompanhamento da gestação em consultas pré-natais. Em 2001, 56,3% das gestantes realizaram 7 consultas ou mais. Em 2013, esse porcentual passou para 69,7%, enquanto o total de mulheres que não passou por nenhuma consulta caiu de 1,6% para 1,1%.

“O acompanhamento da gestação é extremamente importante, tanto para a mãe quanto para o feto. Fazendo os exames pré-natais, as gestantes conseguem verificar o desenvolvimento do feto e garantir que ele nasça e tenha uma vida saudável”, lembrou o prefeito, Roberto Hamamoto.

Já o número de pessoas vivendo com renda abaixo domiciliar menor de R$ 140 por pessoa foi reduzido pela metade entre 2000 e 2010, passando de 10,5% para 5,5%. “O objetivo de nossa gestão é firmar nossa cidade como um polo reconhecido regionalmente por sua qualidade de vida e seus investimentos nas áreas de saúde, educação e cultura”, concluiu o vice-prefeito, Gersinho Romero.

 

No quesito qualidade de vida, Caieiras superou as metas que dizem respeito ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.