b2ap3_thumbnail_Elisa_20150413-211455_1.jpg

Desde que o mundo é mundo, o homem tenta desvendar a finalidade e significado dos sonhos. Dentre as muitas teorias que surgiram ao longo do tempo, a mais aceita é a de que os sonhos fazem parte de um processo de reorganização cerebral e segundo a Neurologia, ciência que estuda o cérebro, o sonho é uma maneira de a mente assimilar as informações recebidas durante o dia.

Muitos estudiosos comparam o funcionamento cerebral, durante o sonho, ao de um computador onde as informações são gravadas no HD e armazenadas de forma fragmentada; ao desfragmentar, as informações espalhadas são reorganizadas, de forma a serem armazenadas ordenadamente, eliminando espaços vazios e liberando espaço contínuo no disco. Nesta analogia, sonhar significa desfragmentar a mente e pode acontecer de as informações novas se misturarem às mais antigas. Nesta mistura, histórias absurdas, do ponto de vista racional, podem ser geradas dando a conotação surreal dos nossos sonhos.

Para a Psicologia de Freud (Psicanálise), autor de “A Interpretação dos Sonhos” (1899), os sonhos podem revelar a realização de desejos reprimidos, através de seus simbolismos, personagens e situações em que aparecem, pois desde a infância o ser humano é obrigado a reprimir seus impulsos naturais, principalmente os de conotação sexual, para que possa se enquadrar na sociedade. Durante o sono, as faculdades repressoras da mente podem dar uma trégua e os desejos inconscientes vêm à tona através do sonho.

Para a Psicologia de Carl Gustav Jung (Analítica), as informações mais importantes do sonho estão nos comportamentos assumidos pelo protagonista diante das dificuldades apresentadas no enredo, por exemplo, enfrentar um vilão, seria enfrentar aspectos não aceitos da própria personalidade.

 

O que se descobriu a respeito dos sonhos é muito pouco se comparado ao que ainda há para ser descoberto, permanecendo o mistério. Mas, para a Psicologia, o material fornecido pelos sonhos pode trazer revelações acerca da personalidade de uma pessoa e alguns psicólogos utilizam da interpretação de sonhos para auxiliar seus pacientes no auto- conhecimento.