b2ap3_thumbnail_Educao-1.jpg

Implantando um novo olhar para a Educação, pautado no diálogo com todos os setores, o prefeito Gersinho Romero e a Secretária da pasta, Shirley Santos, conquistaram grandes avanços tanto para os servidores públicos quanto para os alunos da rede municipal no ano de 2017.

Uma das principais conquistas da atual administração foi a abertura de 950 novas matrículas nas creches, através da reorganização dos espaços para atendimento, contratação de profissionais, abertura de sete novas turmas de Mini Grupo II nas escolas Municipais EMEMI’s Antônio Furlanetto, Alcides Agustinelli, Ida Staboli, Alfeu de Marco, Roberto Schiavo e Vovó Arminda e três novas salas de Mini I nas EMEMI’s Ida Staboli, Martha Aranha Dell Porto e Zilton Bicudo.

“Estamos buscando iniciativas que representem a garantia do atendimento na creche ao maior número de crianças possível. Através do ‘Projeto Creche – Um atendimento necessário’, criado no final de 2017, temos como objetivo reduzir a fila de espera em 80%, efetivandoe dando mais qualidade à educação que é oferecida”, destacou a Secretária, que explicou ainda que o atendimento para as crianças de 0 a 3 anos será de no mínimo 7 horas para a jornada integral, em dois períodos diários, e no máximo 10 horas, respeitando a necessidade que toda criança tem de convívio familiar, criando laços que são fundamentais para a formação de seu caráter.

Novos projetos, voltados para alunos, professores e para toda a comunidade escolar também foram desenvolvidos, como o Outubro Pedagógico, o Projeto Presença e a Semana do Brincar, que contaram com diversas atividades, palestras, oficinas e capacitações.

Visando melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no Ensino Fundamental, a Secretaria implantou o Programa Mais Educação, que prevê a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar e foi iniciado nas EMEFs Nahyr Mendes Winesky, na Calcárea e Gino Dártora, em Santa Inês.

Outra medida extremamente importante implantada em 2017 foi a opção pelo Sistema Próprio de Ensino, com a qual a Secretaria Municipal de Educação tem maior autonomia para formular uma política própria para o setor, o que permite um maior foco na qualidade da educação municipal, mais oportunidade de participação nas decisões de políticas educacionais, ampliação da possibilidade de inovação educacional e valorização do município, permite o trabalho com as propostas pedagógicas, calendário e regimento escolar mais próximos à realidade, possibilita ajustar as diretrizes nacionais à cultura local e por fim, permite maior agilidade nos processos burocráticos. O município passa a ter maior autonomia pois não depende mais da autorização e fiscalização da Diretoria Regional com relação aos assuntos voltados à educação, podendo decidir e homologar seus documentos autonomamente.

 

Medidas administrativas

A Secretaria de Educação também realizou várias ações em nível interno/administrativo para garantir melhorias na qualidade da educação oferecida aos alunos.

O prefeito Gersinho, com o apoio da Câmara Municipal e pautado sob diversas reuniões com os setores da Educação, após aprofundados estudos, conseguiu a redução da carga horária de 40 horas para 33 horas semanais e adequação do piso salarial, que era uma antiga demanda dos professores.

Com a Criação da CDGP (Comissão de Diálogo para uma Gestão Participativa), que reúne representantes de funcionários do Transporte Escolar, Agentes de Educação e Professores, com o objetivo de efetivar e fortalecer a comunicação entre a SME e os diferentes segmentos que a compõem, a Secretaria visa estabelecer diretrizes claras e expectativas alinhadas a partir de um canal mais aberto para dividir sucessos diários e dificuldades.

 

Plataforma Freire

Porta de Entrada dos professores da educação básica pública para os exercícios do magistério nas instituições públicas de ensino superior,a Plataforma Freire, cuja implantação foi efetivada em 2017, facilita também a prática do plano nacional de formação dos professores da educação básica. O Sistema da Plataforma está organizado para ser uma base de dados sobre os professores de Educação Básica epoderá também ser utilizado pelas Secretarias de Educação Básica, no planejamento e acompanhamento da demanda por formação inicial e continuada dos professores.

 

Ampliação do Transporte Escolar para melhor atendimento dos alunos

Visando ainda a melhoria no atendimento e o conforto dos alunos, a Secretaria ampliou a frota de veículos escolares (mais 15 ônibus) e, com medidas implementadas pelo prefeito Gersinho em relação a todos os veículos da Prefeitura, conseguiu promover os eventuais consertos necessários com mais agilidade, aprimorando o serviço prestado aos munícipes.

 

Realização da Etapa Municipal e Intermunicipal da CONAE (Conferência Nacional de Educação)

Centenas de profissionais da área da educação e membros da comunidade escolar participaram da etapa municipal para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018, realizada pela Secretaria de Educação de Caieiras nos dias 21 e 22 de agosto, um dos principais eventos organizados pela Secretaria em 2017, iniciativa inovadora na região.

O evento teve início na segunda feira (21), na Faculdade Metropolitana de Caieiras. Foram discutidos 8 eixos, com diferentes apontamentos de suma importância para a Educação do Município de Caieiras e de todo país.

Após toda discussão realizada nos eixos pelos mediadores, redatores e profissionais da área de educação, foram feitas as atas para a plenária final do evento, que foi realizada na terça-feira (22) no NEC Centro.