Esporte-1.jpg

A Secretaria de Esportes realizou grandes feitos desde o primeiro mês de 2017 e o resultado foi o melhor possível! Ao longo do ano, foram realizados eventos como o Campeonato de Skate “Chama”, Festivais de Ciclismo de Pista, sendo que um deles foi um Meeting Internacional, desenvolveu os projetos “Lugar de aposentado não é em casa”, “Sábado nos Fornos”, do qual fez parte, “Zumba na Praça”, e sediou a final do “Circuito Paulista de Carveboard”, além de ter realizado o 1° Festival de Tênis de Mesa.

 

Além dessas atividades, a Secretaria ainda ofereceu a crianças de 6 a 15 anos, por meio da “Escolinha Pró-Futuro” as modalidades futsal, futebol, handebol, voleibol, badminton, capoeira, judô, taekwondo, karatê, ginástica artística, tênis de mesa, basquete, atletismo, xadrez e natação. Em 2017, aproximadamente 1500 crianças e adolescentes estavam inscritas no programa.

 

Melhor idade

Para a melhor idade, a Secretaria proporcionou atividades para a manutenção da saúde e qualidade de vida, como yoga, pilates, hidroginástica, ginástica, alongamentos, zumba e voleibol adaptado e ainda, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego, criou o programa “Lugar de Aposentado não é em casa”, em que o aposentado selecionado deve frequentar regularmente as aulas de atividade física bem como a consulta mensal com o médico, o aposentado deve cumprir 4h diárias em locais determinados pela Secretaria e recebe um auxílio de R$ 250,00 e uma cesta básica mensal.

“Existem aposentados que têm acesso aos serviços básicos e condições de satisfazer suas necessidades. No entanto, há aqueles em condições inadequadas. Esse projeto vem justamente para proporcionar mais qualidade de vida para esse segundo perfil”, explicou o Secretário Adjunto de Esportes, Henrique Stocco.

 

Equipes de competição

Caieiras também conta com equipes de Competição nas seguintes modalidades: futsal, futebol de campo, voleibol, karatê, downhill, bocha, Malha, Atletismo, Biribol, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, hockey, taekwondo, basquete, judô e time profissional de futebol de campo em parceria com o Caieiras Esporte Clube.

Nesse ano a modalidade Bocha foi vice-campeã da Copa União do Estado de São Paulo, Campeã Paulista e teve destaque nos campeonatos organizados pela SELJ (Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) sendo campeã nos Jogos Regionais em Caraguatatuba e Campeã nos Jogos Abertos Baby Barioni do ABC. O Voleibol Feminino ficou com Prata nos Jogos Regionais e Bronze nos Jogos Abertos, e o Basquete Feminino ficou com o Bronze nos Jogos Regionais.

 

Zumba na Praça

O projeto “Zumba na Praça”, criado em 2017, foi uma inovação de grande sucesso! A cada uma das seis edições realizadas durante o ano, o número de adeptos crescia consideravelmente. Essa iniciativa conta com a participação especial das academias da região, que trazem professores especializados.

“O sucesso do projeto superou nossas próprias expectativas. Sabíamos que essa era uma modalidade bastante popular, e, felizmente, o número de pessoas que participavam do ‘Zumba na Praça’ aumentava a cada edição, o que nos leva a ter certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o Secretário Carlos Alberto Albino Júnior (Juninho).

Além de todos esses projetos, a Secretaria de Esportes também realizou reformas em algumas de suas estruturas, como a arquibancada do Estádio Municipal, que recebeu nova pintura, assim como as dependências do Complexo Esportivo Central, a reforma do Ginásio de Esportes do Jardim dos Eucaliptos, a troca dos filtros da piscina Central, a cobertura do Ginásio de Ginastica Artística e Lutas, reformas e adequações da piscina do portal para aulas de hidroginástica e a instalação de iluminação de Led no ginásio central e no ginásio do Jardim dos Eucaliptos.

 

Projetos para os próximos anos

Também estão planejadas para os próximos anos a Reforma do Ginásio do Jardim Nova Era, da pista de atletismo do Estádio Municipal, a construção da piscina no Jardim Vera Tereza e da arquibancada do campo da Vila Rosina, de novas pistas de skate, ciclovias e ciclofaixas, novas praças nos bairros, do Ecoparque Linear, da Arena Multiuso e a cobertura da arquibancada do Estádio Municipal.

Durante o primeiro ano de mandato do Prefeito, a Secretaria trouxe ideias inovadoras que já estão em projeto, como a arena de motocross, implantação de tênis de campo para alunos da rede municipal de ensino e uma escolinha de canoagem.

Gersinho, Juninho e Henrique, no final de 2017, estiveram presentes na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) junto ao Presidente do FIESP, Paulo Skaf, para assinar convênios de extrema importância para o município, como a implantação do projeto “Atleta do Futuro”, um dos grandes projetos do SESI, que hoje atua com 25 modalidades esportivas, o qual promove formação socioesportiva, com o objetivo de promover formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão.

Segundo o Secretário de Esportes, “esse projeto vem ao encontro da política de expansão do esporte na cidade que estamos implantando, e temos certeza que com ela, o jovem caieirense irá se beneficiar ainda mais”.

Também em dezembro, o prefeito e o secretário realizaram o lançamento da Pedra Fundamental da Academia de Esportes. A pedra simboliza o marco inicial para as obras da academia que dará todo o suporte para que atletas dessa e das próximas gerações possam executar seus treinamentos.