b2ap3_thumbnail_Educao---USP.jpg

Apresentar a USP a alunos de escolas públicas e estimulá-los a concorrer a uma vaga na Universidade é um objetivo que guiou diversas iniciativas institucionais até hoje: desde a criação de bônus no vestibular e projetos para levar os estudantes aos vários campi da USP até ações nas redes sociais e visita de “embaixadores” nas escolas.

Agora, uma nova proposta quer ampliar ainda mais o diálogo com estes jovens e atingi-los em grande escala. No dia 18 de janeiro, a Pró-reitoria de Graduação da USP, responsável pela definição das normas e políticas de ingresso na Universidade, se reuniu com coordenadores de Polos das Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo para estabelecer parcerias e discutir formas de aproximar os alunos da Universidade.

Existem 91 diretorias de ensino no Estado, organizadas em 15 polos regionais.  O órgão é o responsável por fazer a ponte entre as determinações da Secretaria Estadual de Educação e as escolas. Entre as atribuições das diretorias estão a coordenação e supervisão das atividades realizadas nas escolas estaduais e a inspeção das condições de funcionamento das escolas municipais e particulares.

Os coordenadores de todos os polos foram convidados à reunião de trabalho, realizada na Cidade Universitária, que apresentou o programa Vem pra USP!: a ideia é tirar dúvidas sobre o ingresso na Universidade – esclarecendo, principalmente, que todos os cursos de graduação da USP são gratuitos -, além de identificar e valorizar talentos.

“O projeto Vem pra USP!, tem como objetivo apresentar a USP aos alunos do Ensino Médio  das Escolas Públicas Estaduais  os cursos oferecidos pela Universidade ( mais de 170 cursos ) que a USP é uma Universidade pública e gratuita  e a forma de acesso  através da FUVEST e SISU.”, conta o prof. Celso de Jesus Nicoleti,  Dirigente Regional de Ensino.

 

A partir dos 15 polos regionais, a parceria tem o potencial de atingir as mais de 5 mil escolas do Estado. Na reunião do dia 18, compareceram coordenadores de várias regiões de São Paulo, além de Guarulhos, Sorocaba, Araraquara, Caieiras e Pindamonhangaba.