b2ap3_thumbnail_6---Clima-da-COP.jpg

Dentre as atividades intersetoriais impulsionadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Caieiras, são várias as ações voltadas para as temáticas de saúde coletiva, por meio de projetos do Programa Municipal de Educação em Saúde Ambiental (PEMSA) e sua interação com os munícipes.

Entretanto, a preocupação e trabalho não terminam por aí. A Secretaria também reconhece que a questão das mudanças climáticas é uma das mais impactantes em termos ambientais, econômicos, sociais e, por consequência, de saúde, provocando impactos regionais e até mundiais.

“Nossa cidade já vivenciou diversos destes impactos advindos de fenômenos climáticos severos inesperados, inclusive neste ano. Sendo assim também é preocupação da Secretaria do Meio Ambiente buscar formas de promover uma gestão que contribua para a sustentabilidade, através de propostas e estudos para um planejamento urbano que priorize o bom uso de recursos naturais e pela busca de uma agenda ecológica”, afirmou o Secretário do Meio Ambiente, Bonfilio Alves Ferreira.

Neste sentido, após identificar a mudança de padrões ambientais nos últimos anos, buscando observar diretrizes da COP 21 – a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em 2015 em Paris – o município é um dos 77 do Brasil a participar do Programa CDP Cities, o qual fornece uma plataforma global por adesão voluntária para que os governos de cidades divulguem publicamente seus dados de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), análises de riscos das alterações climáticas, oportunidades e planos de adaptação. “Tais dados colaboram para a formulação de estratégias mais alinhadas com as questões das mudanças climáticas e planos econômicos que minimizem as desigualdades sociais, direcionando ações e investimentos”, destacou Bonfilio.

 

O CDP – Carbon Disclosure Project é uma organização internacional sem fins lucrativos que atua em diversos países e é um dos principais atores globais quando o assunto é inventário de emissões e avaliação de impactos ambientais. O município de Caieiras, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, auxiliando a entidade, colabora também com a conservação dos recursos naturais, a qualidade de vida e saúde dos munícipes, primando por soluções inovadoras, e cooperativismo e harmonia.