b2ap3_thumbnail_BOATEIROS.jpg

O Facebook é hoje uma das principais ferramentas utilizadas para as mais variadas funções. Uns o utiliza para ganhar dinheiro divulgando produtos e serviços (eu, por exemplo, vendo livros pela rede), outros buscam oportunidades de emprego e negócios, outros marketing pessoal, outros diversão, passatempo, novas amizades, novos amores e por aí vai.

Há também indivíduos que buscam certo tipo de “poder” disseminando patifarias, sandices e canalhices, crendo na tese do medo das pessoas decentes em ver suas imagens publicadas e denegridas nas redes sociais. Qual o resultado disso? Para os agredidos, escorraçados e ofendidos, o tempo passa, a vida segue, continuam seu caminho trabalhando, produzindo, crescendo e conquistando espaços (como o próprio vice-prefeito Gersinho, diariamente atacado no mundo virtual, mas que está rodeado dos maiores líderes políticos, comunitários e religiosos da cidade). Já para os boateiros, o que resta é o crescente colecionamento de B.Os, queixas crime, inquéritos, processos e até condenações como aconteceu, por exemplo, com o consagrado boateiro Diógenes Garcia.

Para os internautas que acompanham as bandalheiras do grupo que se intitula “Dizer a Verdade” (que se fossem mesmo os donos da verdade, não receberiam tantos B.Os, inquéritos e processos de graça), percebem nitidamente que Garcia não é nem a sombra do que um dia foi. De fato, está bem calado, para não dizer preocupado. Óbvio que por menor que seja sua massa encefálica, o boateiro tem motivos de sobra para estar muito preocupado, pois sabe perfeitamente que não lhe cabe mais o privilégio de um “réu primário”. Há uma dura condenação em suas costas e processos pesados estão em curso.

Contudo, seu amigo Samuel Santos, continua plantando abacaxis, esculhambando, posando de revolucionário, de defensor dos caieirenses, de bravo guerreiro que luta contra uma imaginária ditadura nipônica e por isso ameaça e ridiculariza parlamentares, agride jornalista no exercício da sua função, escorraça aliados, adultera sem o menor pudor imagens de pessoas públicas para plantar falsas ideias em seus desafetos, difama delegada, dispara boatarias sobre PMs, GCMs e ainda samba na cara da justiça, sempre agradecendo a Deus em suas postagens, porque a ele foi “revelada a verdade”. 

Particularmente me vejo no direito de raciocinar que tanta patifaria não se justifica por um idealismo fundamentado em algum pensador da nossa vasta literatura filosófica que daria sentido a luta pela mudança de um modelo político por outro. E vou mais além, porque esses boateiros estariam segurando no peito tantos abacaxis? Por um idealismo? Por que querem mudar a cidade? Por que lutam contra um inimigo imaginário?

 

No meu entendimento, essas patifarias só fazem sentido, porque servem aos interesses de algum (ou alguns) empresário(s) da oposição que covardemente os patrocinam para promover boatarias, cujo objetivo é macular a imagem do prefeito e de todos que estão a sua volta. O fato é que 2016 nem bem começou e já estamos recebendo de bandeja, um a um os B.Os, processos e publicações da dupla que terá muitos e grandes abacaxis para descascar. Em ano de crise, os boateiros podem preparar os bolsos, porque o serviço de advogado competente é caro pacas!