Trinta e dois leitos, sendo três semi-intensivos, aparelho de raio-X, mais de quarenta profissionais na linha de frente com o único propósito de salvar vidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa é a estrutura do Centro Médico de Combate ao Coronavírus, inaugurado na manhã dessa segunda-feira, dia 13, pelo Prefeito Gersinho Romero e pelo Vice, Adriano Sopó.

O Centro Médico fica na UBS de Laranjeiras, antiga Policlínica, prédio que já foi projetado com o objetivo de abrigar um Pronto Atendimento e que, portanto, possui toda a estrutura necessária.

“Esse é um momento atípico para todos, e em que nós temos que ter firmeza, uma gestão de pulso firme, acima de tudo, compromisso com a vida de cada um. Seguindo todas as determinações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, conseguimos, em tempo recorde, abrir o nosso Hospital de Campanha, num local que já tem tudo o que é preciso para acolher os caieirenses afetados pela COVID-19”, destacou o prefeito.

O secretário da Saúde, Dr. José Eduardo, informou que a porta de entrada para o tratamento de COVID-19 no município é o centro de triagem, localizado no prédio do Centro Médico de Especialidades, abaixo do Pronto Socorro Infantil, a partir do qual os pacientes testados como positivos e com necessidade de acompanhamento hospitalar serão encaminhados para o Centro Médico.

Ainda segundo ele, os pacientes que necessitarem de leitos de UTI, e portanto, de atendimento de maior complexidade, serão encaminhados para os hospitais estaduais de referência da região, via CROSS, central de regulação de vagas do Governo do Estado.

Além dos trinta e dois leitos no Centro Médico de Combate à COVID-19, o Pronto Atendimento Municipal Rosa Santa Pasin Aguiar conta com mais oito leitos voltados para infectados pelo novo Coronavírus, e mais dez na rede privada. Ou seja, no total Caieiras conta com 50 leitos unicamente dedicados ao tratamento da COVID-19.

Na rede pública, são 9 respiradores para auxiliar os casos que necessitarem desse tipo de intervenção. E se porventura, for preciso remoção para os hospitais estaduais de referência, as ambulâncias de UTI do Serviço de Atendimento de Urgências (SAUR) estarão à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Acompanharam o prefeito na cerimônia simbólica de inauguração, o vice, Adriano Sopó, os vereadores Alemão da Barroca, Eudes, Nelsinho Fiore e o presidente da Câmara Municipal, Wladimir Panelli, secretários municipais e o juiz de direito, Dr. Peter Ekschiemiedt.

Assista!

Assista também!

Assista também!