b2ap3_thumbnail_b2ap3_thumbnail_Elisa_20140910-192302_1.jpg

O ser humano é um ser gregário, do latim “gregarius”, que significa ‘rebanho’, ‘bando’, isto é, é um ser que necessita viver em sociedade para desenvolver-se plenamente. Mas para viver em sociedade, necessita, também, adquirir habilidades que facilitem sua convivência com outros da mesma espécie.

Nós adquirimos as primeiras habilidades sociais em casa, com nossos familiares: regras, respeitar limites, superar frustrações, ser amável, aceitar opiniões diferentes, colocar-se no lugar do outro para entendê-lo, dizer por favor, obrigado, bom dia, boa tarde, boa noite… Tanto que uma pessoa bem ajustada socialmente é o equivalente a uma pessoa bem educada.

Dentre as várias vivências sociais, a que ocorre entre os irmãos é uma das mais marcantes e tem também sua função formadora: aprendemos a lidar com o ciúme e a competição, a dividir nossas coisas e pessoas preferidas, a nos defender, a amar quem rouba nossa atenção, a querer o bem de quem nos tira do sério, a perdoar depois da briga (senão não vai ter com quem brincar), a viver em grupo e tolerar as diferenças.

Hoje em dia, com as famílias diminuindo o número de filhos, a convivência entre irmãos é cada vez mais rara. Mas os pais de mais de um filho devem estar atentos para serem coerentes e justos com todos os filhos, incentivar a convivência respeitosa e cooperativa.

Há muitas vantagens em ter um irmão. Quem tem irmão, tem histórias divertidas pra contar, outras nem tanto. Mas quem não se diverte ao se lembrar das peripécias vividas com os irmãos na infância?

Viva bem! Como diz o poeta: “Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho”.