b2ap3_thumbnail_Dr-Augusto_20141014-205138_1.jpg

É um processo que ataca principalmente os animais jovens. Pode ser congênito ou adquirido.
Congênito: são aqueles filhotes filhos de pais portadores e, portanto, recebem uma herança genética predisposta ao problema. Adquirido: quando os animais ainda muitos jovens são retirados da amamentação e submetidos a uma dieta pobre em cálcio, fósforo e microelementos minerais. Contribuem ainda aqueles filhotes que costumam não tomar sol; são criados em lugares sombrios, úmidos, sem ventilação. Pode contribuir ainda uma dieta pobre em sal.

Os sintomas de ambas são iguais: nota-se dificuldade de andar, dores pelo corpo todo, principalmente quando ao pegar o filhote nas mãos. Apresentam uma deformidade óssea (principalmente nos ossos mais longos). Aparece um engrossamento nas juntas, abertura dos dedos e patas, jarrete de vaca, magros e à palpação do tórax, nota-se um calo ósseo mediano ao mesmo. Nos felinos há um agravamento importante: surgimento de prisão de ventre. Não cuidando com presteza, muitas vezes evolui para fecaloma (fezes petrificadas) e é preciso cirurgias para resolver o problema.
        
Muito cuidado com filhotes quietos, chorosos e com abdome distendidos. Notando-se qualquer um destes sintomas é hora de você procurar o seu Médico Veterinário para verificar o que está acorrendo. Evite o uso de cálcio tanto na gestação como na lactação da ninhada, pois o organismo dispõe de hormônios que retiram o cálcio dos ossos e os transfere aos filhotes e ao leite. Gestação saudável é gestação com acompanhamento Médico Veterinário.