A convenção do PSD realizada no último domingo (24) oficializou a pré-candidatura de Gersinho Romero a prefeito de Caieiras. A convenção contou com a participação das principais lideranças partidárias da cidade – estavam presentes líderes e filiados dos partidos PSD, PMDB, PP, PR, PSC, PPS, PRB, PDT, PV, PTB, DEM e PEN – e foi marcada por um discurso de apoio para que a política desenvolvimentista vista nos últimos oito anos sob a gestão Hamamoto e Gersinho continue.
Com isso, Gersinho é o primeiro a ter o seu nome confirmado como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro. Na Convenção, também foram definidos os pré-candidatos a vereador.
“Agradeço o apoio de todos os que aqui estão. Receber o apoio das principais lideranças em nível municipal, estadual e federal nos dá muita força”, disse Gersinho, se referindo às presenças do deputado federal Arnaldo Faria de Sá e do presidente em exercício do PSD (Partido Social Democrático) e dos Correios, Guilherme Campos, além do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, que não pode estar presente, mas enviou uma mensagem gravada. “Tenho a certeza de que somos um grupo muito forte e a união será muito importante durante todo esse período”, reforçou Gersinho.
O atual prefeito, Dr. Roberto Hamamoto, que por várias vezes se emocionou ao longo de seu discurso, falou sobre a trajetória política ao lado de Gersinho e destacou alguns dos avanços conquistados para Caieiras nos últimos anos.
“Nossa meta sempre foi dar mais qualidade de vida para o caieirense e hoje a cidade está muito mais estruturada. Conseguimos diminuir a inadimplência e, com isso, reverter a arrecadação em mais e melhores obras para a população, que hoje conta com o viaduto, Poupatempo, a agência do INSS, o Centro Dia do Idoso, mais áreas de lazer, os NECs, melhorias na iluminação pública e recapeamentos em ruas de toda a cidade, por exemplo,” falou Hamamoto. “Foram mais de 350 obras realizadas nos últimos anos, que colocaram nossa cidade entre as 100 melhores do país para morar”, completou Gersinho.
As convenções partidárias que definirão os pré-candidatos que concorrerão a cargos no Executivo e Legislativo nas eleições 2016 deverão ocorrer até o dia 5 de agosto. Na tarde de domingo, o PT do B realizou sua convenção, definindo Lazaro Tonolli como pré-candidato a prefeito.
Até o fechamento desta edição, (quinta feira, 27) as informações obtidas por esse jornal é de que as convenções do PSDB e PSOL estão previstas para o domingo, 31. Segundo o próprio vereador Paulão do Sítio, o PSDB busca lançar Josie Dártora como vice-prefeita na chapa de Gersinho Romero, visto a fragilidade política dos tucanos.
Definições, indefinições, boatarias, rachas e aventuras marcam pré-campanha em Caieiras
Faltando pouco mais de duas semanas para o início da corrida eleitoral, que desta vez será de apenas 45 dias, tudo indica que em Caieiras o empresário, vice-prefeito e secretário de Obras, Gersinho Romero será de fato o candidato a prefeito pelo PSD, apoiado pelo atual prefeito Dr. Roberto Hamamoto. Já o vice de Gersinho Romero encontra-se numa acirrada disputa entre a vereadora Josie Dartora (PSDB) e o ex- vereador e atual ouvidor do município Adriano Sopó (PDT).
Adriano é o fiel escudeiro do governo do Dr. Roberto Hamamoto. Foi candidato a deputado estadual em 2014 obtendo mais de 16 mil votos. É apoiado pela maciça maioria das lideranças partidárias que compõem a coligação de apoio a Gersinho. Já ao PSDB – que é o partido do atual governador de São Paulo e amigo do Dr. Roberto Hamamoto-, foi oferecido à possibilidade real de uma composição com o PSD. No entanto, nos últimos quatro anos, os tucanos de Caieiras se mostraram completamente divididos, um atacando o outro, chegando às vésperas das convenções sem ao menos uma definição de propostas.
Tanto é que, um grupo consistente de tucanos defende Josie Dartora como vice de Gersinho Romero. Já outro acredita que o melhor seria uma chapa pura com Josie pré-candidata a prefeita tendo Paulão como vice, ou ao contrário. Outros defendem o dentista Cleber Furlan (PSB) pré-candidato a prefeito com Paulão ou Josie de vice. E ainda tem o grupo que defende Paulão prefeito e Cleber Furlan de vice.
Neste cenário conturbado, o mais improvável seria Paulão prefeito. Isso porque, o vereador tem seu nome citado no Tribunal de Contas o qual encontrou várias irregularidades em contratos e licitações feitas durante o período que foi presidente da Câmara Municipal. Além desse grande problema enfrentado pelo parlamentar, o PSDB enfrenta sua histórica divisão interna, com desencontrose ausência de um projeto consistente para a cidade. Desta forma, os tucanos vão para a convenção de domingo dia 31, como sempre, rachado, dividido, um brigando com o outro.
Já a esquerda marxista, que paradoxalmente tem no empresário Miranda o principal símbolo de resistência à ideologia comunista, assistiu nos últimos anos seu quase total atrofiamento. Nesse momento, busca nas urnas um resto de fôlego para futuros embates contra o governo. Nessa luta pela sobrevivência, os marxistas lançaram a professora Cátia Freitas como pré-candidata à prefeita pelo PSOL, tendo o ex petista Miranda como pré-candidato a vereador.
Pior que a situação do PSOL está a do neurologista Stélio Pessanha, (PMN), sinalizando que as eleições municipais é uma oportunidade de projetar sua desconhecida rádio comunitária e ressuscitar seu jornal Gazeta Regional.
A região do Marcelino, lançou o comerciante Lazaro Tonolli, (PTdoB), o qual tem uma longa história de ativa militância política e social. Lazaro está sendo visto como uma possível surpresa nas urnas. Enquanto não chega o dia 15 de agosto, data limite para o registro das prováveis candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, todos são considerados pré- candidatos.