b2ap3_thumbnail_Politica---Boateiro.jpg

Alguém já parou pra pensar do que vivem os boateiros de Facebook? No que trabalham, ou, se trabalham? E por que ficam diuturnamente na rede social disparando incansavelmente todo tipo de sandices e canalhices?

As eleições que se aproximam respondem parcialmente ou quase totalmente essas questões. Paradoxalmente, esses mesmos boateiros que passaram anos vendendo a imagem de “guerreiros defensores de Caieiras”, caçando desgraças, rezando por tragédias nos bairros, postando desinformações acompanhadas de xingos e esculhambações, hoje descaradamente se lançam candidatos a vereadores mostrando seus padrinhos políticos e talvez os financiadores das patifarias.

O jogo nunca foi tão simples de ser entendido. De um lado, uma cidade governada há oito anos por um médico pós-graduado e um empresário bacharel em direito, os quais destruíram nas urnas, o velho modelo de gestão coronelista que por meio século imperou na cidade dos Pinheirais. Um governo que tem a seu favor os números oficiais do IBGE, SEADE, FIRJAM, secretarias de governos da educação, saúde, segurança, emprego e renda, que apontam matematicamente um trabalho competente nos últimos oito anos. Não é por menos que, dentre os 5.570 municípios do Brasil, Caieiras está entre as 100 melhores cidades para se viver, prova de uma gestão pública eficiente.

De outro, estão os que buscam o poder a qualquer custo, ignoram os números oficiais e apostam todas suas fichas nas boatarias em Facebook, buscando assim, os eleitores desinformados. É desse público que ainda se alimentam esses boateiros, que ainda por cima se mostram ingênuos ao alicerçarem seu projeto eleitoreiro em páginas sociais. Vale lembrar que a empresa Faceboock inc. como um todo, contrário ao site, continua em alta, se aperfeiçoando, investindo e comprando concorrentes nas bolsas de valores pelo mundo, mas na terra dos Tupiniquins quem busca informação confiável, a 1ª opção são portais como Veja, Época, Valor Econômico, Folha, Estadão, Carta Capital, Caros Amigos, Uol, Jovem Pan…

Já quem busca comunicação direta, tem a sua disposição Whatsapp, Telegram, Viber, Skype, TeamSpeak e até o velho Mensseger. Já os amantes de vídeos tem no Youtube  tudo que precisam, fácil de pesquisar, baixar e postar. Somam-se a isso, os amantes de games e agora com a nova moda de caçar Pokémon com o Pokémon GO, os caçadores estão se lixando com boatarias em Facebook. Felizmente a maciça maioria das pessoas vive o mundo real, o mundo do trabalho, do estudo, da relação com outras pessoas e outros lugares e quando precisam comprar, vender, negociar, buscam exatamente o Google, porta de acesso para todo o universo virtual.

 

Eu, particularmente comemoro a ignorância desses boateiros. Entenda-se “ignorante”, como aquele que “ignora” a lógica dos fatos. Logo, fico contando os dias para abertura das urnas, quando os boateiros verão em números reais, o resultado de suas boatarias virtuais.