No sábado (3) o Prefeito Gersinho Romero lançou a pedra fundamental do Novo Pronto Socorro, marcando o começo efetivo da construção da Unidade de Pronto Atendimento do Município.

De acordo com o Prefeito, a construção possibilitará a ampliação do atendimento, sempre prezando pela qualidade dos serviços. “A responsabilidade do município é investir 15% do Orçamento na saúde, mas estamos aplicando 29%. Implantamos vários projetos inovadores, com ações estratégicas, e acredito que estamos no caminho certo para atender o cidadão caieirense com qualidade”.

O Vice-Prefeito Adriano Sopó parabenizou e comemorou mais essa conquista para o município. “Nós fomos eleitos para isso, e estamos honrando nosso papel. Parabéns a todos os funcionários direta e indiretamente envolvidos em mais essa grande conquista”, afirmou.

Marcaram presença no evento Secretários Municipais e os Vereadores Alemão da Barroca, Eudes, Birruga, Fabricio Calandrini, Wladimir Panelli, Nelsinho Fiore e Régis do HC, além de Diego Hernandez, Diretor do CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery), representando os demais prefeitos da região, e de representantes da empresa contratada para construir o Novo Pronto Socorro.

 

Economia aos cofres públicos

Gersinho também falou sobre o formato de contratação da empresa responsável pela construção do Novo Pronto Socorro, uma Parceria Público-Privada, pela qual a Prefeitura só começará a pagar pela obra após a entrega, o que traz economia aos cofres públicos.

De acordo com o Secretário de Saúde, José Eduardo de Oliveira Souza, essa obra é extremamente necessária por conta do aumento do volume de atendimentos nos últimos anos, principalmente desde que o Pronto Atendimento foi terceirizado, no ano passado. Aliás, segundo o Secretário, esse foi o pontapé inicial para que o Novo Pronto Socorro saísse do papel. Através de várias medidas foi possível remanejar os médicos que lá trabalhavam para as Unidades de Saúde, ampliar a abrangência da Atenção Básica de 28% para 47% em um ano, e pleitear um Novo Pronto Socorro.

“Com isso, o número de consultas mensais no Pronto Atendimento dobrou e, assim, foi preciso pensar grande e dar início ao planejamento para construir o Novo Pronto Socorro”, disse o Secretário.

 

Estrutura do Novo Pronto Socorro

A estrutura do prédio contará cinco consultórios, serviço social, salas de inalação, suturas, curativos, aplicação de medicação, eletrocardiograma, Raio-X, observação masculina e feminina. O prédio será dividido em setores, como Pronto Atendimento, Urgência, Observação, Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Apoio Administrativo, Apoio Técnico e Logístico, entre outros.