Francisco Morato recebeu o prêmio “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, conferido pela Revista Istoé em parceria com agencia internacional de classificação Austin Rating. Num país de dimensão continental com 5.570 municípios, Francisco Morato está em 32º lugar entre as cidades de médio porte, na geração de empregos e na execução do orçamento. Os dados tem origem num ranking estabelecido pela revista Istoé baseado em 212 indicadores medidos pela Austin Rating em todas as cidades brasileiras.
No inicio de outubro, o prefeito municipal recebeu o certificado com o selo e os exemplares da revista Istoé da semana e do anuário, mostrando a colocação de Francisco Morato no ranking. De acordo com o prefeito, o prêmio mostra que embora enfrente dificuldades, a cidade avança não só nas obras, mas em coisas que nem sempre são vistas.
O ranking estabelecido pela Istoé e Austin Rating considera aspectos sociais, digitais além de saúde e educação. A campeã geral foi a capital do Paraná, Curitiba, que teve a melhor classificação no maior número de indicadores.
32ª cidade em empregabilidade no Brasil
Francisco Morato tem aproximadamente 3.800 empresas registradas, sendo em sua maioria empreendedores individuais, pequenos e microempresários, que fortalecem a economia local. A cidade tem ainda milhares de profissionais capacitados para inúmeras áreas de atuação. Apesar do alto numero de empresas, a maior parte dessa força de trabalho deixa a cidade diariamente para atuar em outros municípios.
Francisco Morato conta com instituições de ensino geridas pela Prefeitura, pelo Governo Federal, Governo Estadual, iniciativa privada e entidades sociais que ampliam o número de profissionais capacitados.
32ª cidade em execução do orçamento
A execução do orçamento consiste em cumprir as determinações legais de utilizar no mínimo 25% do orçamento em educação e outros 15% em saúde e apesar disso, conseguir avançar em obras de infraestrutura, garantir a assistência social básica, cultura, esporte, lazer e meio ambiente entre outras.
A colocação no ranking considera o quanto a cidade avançou nos últimos anos de modo proporcional a sua arrecadação e aos repasses que compõem seu orçamento. Considerando seu porte e as condições em que Francisco Morato andou desde sua emancipação, os principais indicadores mostram uma melhora considerável aferida pela Austin Rating e premiada pela revista Istoé.