b2ap3_thumbnail_Cidade---Franco-da-Rocha.jpg

Com a chegada do PT na prefeitura de Franco da Rocha, muitos acreditavam que as grandes obras em curso conquistadas na gestão do ex-prefeito Marcio Cechettini, iriam parar, e que outras obras patrocinadas pelo Governo Federal teriam início, como por exemplo, a tão falada Faculdade Federal.

No entanto, o que o tempo provou é que as promessas petistas estão ficando só no papel, enquanto os tucanos vêm cumprindo a risca seu dever ao entregar obras que de fato são necessárias para o desenvolvimento da cidade. Como aconteceu no final de dezembro de 2015, quando novamente o governador entregou mais uma grande obra, um conjunto de dois pôlderes na região central de Franco da Rocha.

Os dois sistemas integram um conjunto de intervenções realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para minimizar o risco de inundações ribeirão Euzébio e do rio Juquery, que atingiram de maneira bastante grave a região central da cidade em 2009 e 2010, inundando inclusive a Prefeitura Municipal. 

O evento contou com a participação de secretários, prefeitos, deputados, vereadores e comunidade.  

 

Os pôlderes são estruturas hidráulicas artificiais para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, evitam o transbordamento dos rios. O sistema de galerias de águas pluviais local direciona as águas da chuva para um pequeno reservatório (menor que um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão.