b2ap3_thumbnail_Social---Alimentar-se-bem.jpg

O Alerta é do PEMSA – Programa Municipal de Educação em Saúde Ambiental

A alimentação saudável é um dos pilares do Programa Municipal de Educação em Saúde Ambiental (P.E.M.S.A.), criado pela gestão do prefeito de Caieiras, Dr. Roberto Hamamoto, e do vice Gersinho Romero com o objetivo de incentivar toda a população caieirense a adotar hábitos de vida mais saudáveis para o fortalecimento do sistema imunológico humano.

Conjuntamente com a alimentação saudável, nos 12 pressupostos base do PEMSA, também se chama atenção para  a importância da boa hidratação, frequência respiratória, atividade física regular, sono reparador, das pausas conscientes, dentre outros valores e atitudes altamente impactantes, pois quando aliados, favorecem a promoção da saúde individual e coletiva. 

No mês em que se chama a atenção para o câncer de próstata, cuja Campanha tem como slogan Novembro Azul, e em que se lembra o Dia Nacional do Câncer (27 de novembro), a Prefeitura de Caieiras, por meio do PEMSA, com o incentivo das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente,  destaca a importância da manutenção de uma alimentação saudável para prevenção de diversos tipos de tumores.

Vários estudos já atribuíram a determinados tipos de alimentos o desenvolvimento de tumores de mama, próstata, esôfago, intestino e estômago, por exemplo. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos gordurosos, salgados e enlatados, dando preferência a verduras, legumes e frutas frescas e carnes cozidas ou assadas.

 

Pensando nisso, o Núcleo de Nutrição Epidemiológica da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, elaborou um Guia de Alimentação Saudável, com dicas simples e baratas de boa alimentação. Nele, você pode verificar como está a qualidade da sua situação ou dos seus hábitos alimentares e descobrir como melhorar.