Numa iniciativa pioneira e inédita em toda a região, o prefeito Gersinho Romero e o vice Adriano Sopó inauguraram na manhã da última sexta-feira, o primeiro “Jardim de Mel” do município, instalado no CEU das Artes, no Jd. dos Eucaliptos. Este é parte do projeto “Zunzunar”, da Prefeitura de Caieiras, e tem como proposta apresentar e conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e toda a humanidade.

“Essa é uma ação muito importante, porque também tem um lado educativo junto à preservação do meio ambiente. Nossas crianças vão entender o quanto as abelhas são importantes para todos nós e repassar isso em casa para seus familiares”, destacou o prefeito Gersinho.

O Jardim foi ornamentado com flores especialmente atrativas para as abelhas e a intenção da Prefeitura é instalar em outros espaços públicos da cidade ao longo do ano. Na cerimônia além de funcionários e a comunidade do bairro, estiveram presentes membros da família Zovaro, referência em apicultura na cidade.

Desde 1916 a família Zovaro vem desenvolvendo suas atividades profissionais na apicultura, iniciada nas baixadas da Rua Lins de Vasconcelos, próximo ao cemitério da Vila Mariana e em 1920 vieram para Caieiras. A família completou 103 anos nesse ramo e atualmente se encontra na terceira geração com Radamés Zovaro que além do trabalho em apiários, desenvolve um serviço paralelo na industrialização e comercialização de materiais, equipamentos e produtos das abelhas.

Para Radamés “Muitas pessoas não dão o valor que a abelhas precisam, e cerca de 70% de todos os vegetais que comemos, só comemos porque tem abelha que realiza a polonização. Caso não tivéssemos estas, não teríamos esse alimento e consequentemente não haveria vida, por isso ressalto a importância de se resolver esse problema que vem afetando o mundo. É muito importante essa ação que a Prefeitura está desenvolvendo que além de preservar, conscientiza as futuras gerações”, comenta o apicultor.