b2ap3_thumbnail_Social---Prefeitura-realiza-caminhada-em-prol-ao-dia-Nacional-do-Combate-ao-Abuso-e-Explorao-Sexual-de-Crianas-e-Adolescentes.jpg

A Prefeitura realizou no dia 18 de Maio, uma caminhada com alunos das escolas municipais, que abriu uma série de ações no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Essas atividades foram criadas através de uma ação conjunta das secretarias de saúde, educação, social, Núcleo de Combate a Violência Contra a Mulher, Criança e Adolescente e contou com uma caminhada dos alunos que partiram da Escola Lairce Lupianhes até o Centro de Integração da Cidadania – CIC, lá as crianças receberam lanche e assistiram uma peça teatral “No Reino da Sabedoria para a Paz” da Cia de teatro Arautos Cênicos, após a apresentação as crianças soltaram cerca de mil balões brancos simbolizando a paz, pois toda a criança e adolescente tem o direito de ser e crescer feliz.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime cruel chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção do dia “18 de maio” é chamar a sociedade para contribuir na luta para garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. É um dia de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para a luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Em Morato contamos com um serviço especializado de atendimento as vitimas de violência: O núcleo de combate à violência, situado no CIC – Centro de Integração da Cidadania e conta com uma equipe especializada para atender as famílias.

Casos de Maus Tratos e abuso sexual devem ser denunciados:

Números para fazer denúncias e buscar ajuda:
• Disque 100;
• Conselho Tutelar 4488-0066