Dr. Panelli sugeriu ao prefeito a criação de um aplicativo como ferramenta alternativa para coibir essas práticas nefastas

O cerco contra a pedofilia, seguida por atos de violência e exploração sexual infantil na cidade começa a se fechar. Após uma entidade – o Projeto Bilu – ter lançado uma cartilha contendo dicas importantíssimas para prevenir crianças e adolescentes ante esses riscos que crescem de uma forma impressionante, agora foi a vez do parlamento se manifestar a esse respeito, aprovando proposituras que brevemente passarão a vigorar. As crianças agradecem.

Matéria de autoria do vereador presidente Dr. Panelli, demais pares aprovaram na sessão ordinária de quarta-feira, 20, o Projeto de Lei 022/2019, instituindo em Caieiras o Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil. A reboque, o presidente da Casa ainda emplacou uma Indicação (384/2019), sugerindo que o Governo Municipal crie um aplicativo como ferramenta alternativa em defesa de nossas crianças perante vários abusos.

“Precisamos apoiar todas as ações que tentem neutralizar e criminalizar autores dessas práticas nefastas. Me rendo à iniciativa do Projeto Bilu, de forma que acabou por despertar-me o interesse em apresentar projeto legitimando o dia 8 de fevereiro como a data oficial para que ‘enes’ ações sejam realizadas, amplificando, assim, o combate à violência e à exploração sexual infantil na cidade”, salientou Dr. Panelli.

A situação envolvendo exploração sexual de menores é clamorosa e requer engajamento pleno da sociedade. O presidente do Projeto Bilu, pastor José Luís de Oliveira, acentua o elevado grau de preocupação.

“Na rota do turismo sexual, o Brasil despontou como um dos destinos preferidos para esse fim entre as décadas de 1980 e 1990. Em 2013, o Disque 100 recebeu mais de 124 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Isso significa que 14 casos de violência foram registrados, em média, por hora naquele ano”, exemplificou, destacando que infelizmente os números aumentaram consideravelmente em meio à sociedade.

Mais que intensificar as ações municipais visando a conscientização e o engajamento da sociedade caieirense contra a violação dos direitos sexuais das crianças e dos adolescentes, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Atividades do Município. Permite mais. Faculta a celebração de convênio com o Projeto Bilu, buscando referendá-lo como órgão capacitador e proponente de meios que apoie agentes públicos municipais para o desenvolvimento de ações coibindo e punindo as práticas nefastas.

 

Tecnologia contra crimes

Se no lançamento da cartilha o Projeto Bilu inovou, criando e apresentando ao público um aplicativo denominado “Proteja Nossas Crianças”, o Poder Legislativo não se manteve inerte à causa. Acompanhou o ritmo frenético empreendido pela organização não governamental no sentido de combater casos desses tipos de violência.

Também autor da Indicação 384/2019, Dr. Panelli sugeriu ao prefeito que sejam iniciados estudos para que Caieiras disponha de uma ferramenta digital (aplicativo), permitindo denúncias contra abusos praticados aos menores, defendendo crianças e adolescentes. A ferramenta deve, inclusive, disponibilizar número para estabelecimento de contato direto entre a vítima e as autoridades.

“É denunciar todo e qualquer tipo de violência contra os direitos da criança e do adolescente. Maus tratos físicos e psicológicos, abusos sexuais, intimidações, agressões, bullying e pedofilia serão devidamente estancados no rigor da lei. Os que se nutrem dessa abominável prática se preparem porque estamos fechando o cerco. Enquanto legislador, jamais me calarei, serei omisso ante os direitos fundamentais de nossos indefesos”, alerta Dr. Panelli, animado com a repercussão positiva que o tema ganhou em meio à sociedade.