Durante os últimos dias, boa parte dos telejornais têm dedicado atenção especial às queimadas que atingem em grande escala e destroem o Pantanal, bioma que concentra uma grande riqueza de diversidade biológica, entre plantas animais, como a onça-pintada. Inclusive, o Pantanal é o maior refúgio de delas no mundo inteiro.

Nas redes sociais, o assunto também é um dos assuntos mais comentados do momento, com a #BrasilemChamas em destaque no Twitter e inúmeras postagens em outras redes.

Caieiras e região também têm sofrido com os incêndios florestais nos últimos dias, com focos no Jardim Monte Alegre, Laranjeiras, entre outros bairros.

De acordo com os órgãos oficiais de combate a incêndios, somente entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 34 ocorrências de queimadas, número que já ultrapassou o registrado no ano passado inteiro, que foi de 32 casos.

Além de causar uma destruição ambiental e causar a perda de vidas animais e de espécies de plantas, queimadas também prejudicam a saúde humana, agravando problemas respiratórios.

A época é de estiagem, por isso, é importante redobrar os cuidados para evitar a ocorrência de queimadas:

– Não jogue bitucas de cigarro na beira de estradas. Uma fagulha pode iniciar um incêndio de grandes proporções.

– Não faça fogueiras.

– Não usar, em hipótese alguma, fogo para queimar lixo ou limpar terrenos.

– Não soltar balões, pois eles são uma das principais causas de incêndio em mata.

Vale lembrar que causar queimada é crime ambiental! Faça a sua parte! Colabore para evitar incêndios! O meio ambiente agradece!

Assista!

Assista também!!!

Assista também!