b2ap3_thumbnail_benzeno-1.jpg

A Secretaria Municipal da Saúde de Caieiras, por meio da Vigilância Sanitária, finalizou nessa semana a campanha “Não passe do limite Complete o tanque até o automático”, organizada pelo Governo Estadual com o objetivo de conscientizar os funcionários dos postos de gasolina sobre os riscos de encher o tanque de combustível dos automóveis até a “boca”.

Tal ato aumenta a exposição dos frentistas ao benzeno, substância altamente tóxica liberado pelo vapor da gasolina que, se inalado repetidamente, pode levar inclusive ao surgimento de cânceres, doenças neurológicas, problemas de memória, concentração e de ordem motora.

Agentes da Vigilância percorreram todos os postos de gasolina dentro dos limites do município, conversaram com os funcionários dos postos abordando os riscos decorrentes da inalação do benzeno e os danos que esse produto químico traz para o meio ambiente e para o próprio automóvel.

Ao encher o tanque até o automático, o frentista pode manter uma distância segura do tanque e, assim, ficar menos exposto ao benzeno.