b2ap3_thumbnail_OK---Dr-Augusto---Obesidade-em-Gatos.jpg

De acordo com estudos veterinários, entre 25% a 30% dos gatos estão acima do peso, alguns deles são realmente obesos. A preocupação com excesso de peso não é apenas estética; ela ocasiona diversos problemas de saúde que podem abreviar a expectativa de vida dos gatos. 

 

Nos gatos o aumento de peso pode ser traiçoeiro e ir passando despercebido. Com a tendência à vida totalmente caseira, é provável que o número de gatos obesos aumente no futuro. A obesidade já é o problema nutricional mais comum nos gatos. Em geral, é diagnosticada durante a consulta anual de rotina.

 

 

Muitos donos pensam que há uma explicação clínica para o excesso de peso, mas a realidade costuma ser bem mais óbvia: no dia a dia, os gatos consomem mais calorias do que gastam. O resultado é que as calorias em excesso são transformadas em gordura e armazenadas sob a pele na cavidade abdominal. A alimentação excessiva e persistente resulta em obesidade grave, sobrecarregando o coração, fígado e articulações. 

 

 

 

Problemas associados à obesidade: 1- As articulações ficam sobrecarregadas, gerando artrite e por causa das dores fortes, os gatos evitam saltar e até mesmo reduzem seus movimentos normais; 2- O diabetes é uma doença comum dos gatos obesos;  3- Doenças urinárias ocorrem com mais frequência em machos acima de peso;  4- A lipidose hepática é uma complicação grave. 

 

 

 

Prevenção: 1- Evite alimentá-lo em excesso quando filhote. Ao contrário da crença popular, a ração não precisa ficar à disposição o dia inteiro. É possível estabelecer horários para a alimentação do gato, regulando as porções; 2- Quanto mais cedo o gato for castrado, menor a chance de engordar.