b2ap3_thumbnail_12---Executivo.jpg

Mesmo com o período eleitoral, as Secretarias Municipais continuaram funcionando e trabalhando normalmente. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego divulgou um relatório com as ações realizadas em setembro. Confira:

17 alunos aprovados para a próxima etapa do programa de formação da Voith/Senai – De acordo com a Secretaria, 17 alunos que participaram do cursinho preparatório oferecido pela Prefeitura de Caieiras com a participação de professores voluntários, foram aprovados na segunda etapa do programa de formação profissional Voith/Senai.

Esses alunos participarão do curso “controle de dimensão” e, em novembro, será aplicada a última etapa do processo seletivo, do qual sairão aprovados apenas 24 jovens.

O cursinho é uma das iniciativas da Prefeitura para favorecer a capacitação e preparar melhor os caieirenses. O projeto da Voith em parceria com o Senai tem duração de 4 semestres, sendo que os três primeiros são voltados para atividades teóricas e práticas em mecânica e metalurgia e, no último ano, os alunos vão para a fase de especialização na área em que têm mais interesse.

O Núcleo Mário Meneguini foi inaugurado pela Prefeitura em parceria com a Melhoramentos CMPC em 2013 e já formou mais de 6000 alunos em diversos cursos.

Alunos de Caieiras foram conhecer os cursos do SENAI – Com o objetivo de incentivar os jovens a buscar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, alunos da rede pública de ensino de Caieiras participaram na quinta-feira (29) da 9ª Semana de Tecnologia, na Vila Leopoldina, realizada pelo SENAI “Mariano Ferraz”.

A ação foi uma parceria entre a Prefeitura de Caieiras, a Diretoria de Ensino de Caieiras e o SENAI Mariano Ferraz. Foram enviados cinco ônibus com estudantes da rede pública estadual para um dia de palestras técnicas, exposição e visitação nas áreas de automação industrial, mecatrônica, manutenção industrial, meio ambiente, metalurgia, biomédica, entre outras oferecidas pela unidade.

“Hoje, na situação econômica que estamos vivendo, o peso de um diploma do SENAI, através de cursos gratuitos para jovens, é fundamental para que cheguem ao mercado de trabalho bem preparados e com uma variedade de empregos técnicos para escolherem”, afirmou Celso Ricard Berti, gestor do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caieiras (PAT).

60 alunos nos cursos ofertados pelo projeto Trabalhando Meu Futuro – Este projeto, reconhecido em âmbito nacional, consiste em uma parceria entre Prefeitura de Caieiras e CIEE, e tem como objetivo a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

438 vagas captadas em setembro – Diferente do que estamos presenciando nos noticiários em relação ao País como um todo, em setembro de 2016, a Semudec fez a captação de 438 vagas de emprego em empresas de toda a região. Segundo a Secretaria, houve uma melhora em relação aos meses anteriores, o que pode representar sinais de recuperação do mercado de trabalho, que voltou a contratar.

“Um dos processos seletivos que realizamos, por exemplo, era para a área de metalurgia, de uma empresa que não está diretamente ligada a produtos natalinos ou vendas de final de ano. Isso pode ser um indício de aquecimento do mercado, que está voltando a contratar”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Fredy Arl Schnell.