b2ap3_thumbnail_Elisa1.jpg

A Psicologia, iniciada com os estudos de pacientes psiquiátricos por Sigmund Freud, o psiquiatra vienense, no século XIX, abriu os olhos da ciência médica para a presença de fatores subjetivos que afetavam a saúde do ser humano: conflitos interiores, que se passavam no plano mental, as chamadas neuroses e psicoses. Por causa deste histórico, muita gente ainda acredita que “psicólogo é coisa de louco”, mas não é.

Neuroses são, em resumo, comportamentos, pensamentos, sentimentos e/ou sensações negativos originados por alguma situação ocorrida com a pessoa, onde  a aceitação, entendimento ou compreensão do fato não foram possíveis de serem assimilados totalmente. São comumente chamados de “traumas”. As neuroses quando intensas, podem, ainda, contribuir ou gerar doenças físicas (psicossomatizações) como dores de cabeça por tensão nervosa, hipertensão arterial, etc.

As psicoses são  rompimentos do sujeito com a realidade: algumas situações podem ser tão insuportáveis para um indivíduo, que ele pode fugir dessa realidade negando-a, como se nada tivesse acontecido, ou ainda produzir em sua mente situações e crenças irreais.

Segundo os estudos da Psicanálise, todas as pessoas têm ou tiveram algum ou alguns  tipos de neurose, em algum nível (de baixo a intenso) e um número muito menor, apresenta sintomas psicóticos ao longo da vida. Para os sintomas psicóticos, medicamentos e terapia são as condutas indicadas, porém, para as neuroses, somente a psicoterapia é necessária, pois a pessoa tem consciência do que acontece consigo, mas não sabe como melhorar sozinha, o psicólogo, então, auxilia na compreensão e assimilação dos fatos traumáticos ocorridos, o que leva o indivíduo a uma vida mais feliz, e satisfatória.

Além de auxiliar a pessoa a compreender a si mesma, seus comportamentos, pensamentos, sensações e sentimentos, a psicoterapia também auxilia no controle da ansiedade, depressão e outros transtornos, na reestruturação emocional diante de alguma dificuldade, na melhora da autoestima, nas dificuldades de aprendizado e comportamento, na comunicação e relacionamento interpessoal, relacionamento familiar e de casal, na escolha vocacional, entre outros.

A terapia psicológica é indicada a todas as pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos que desejem conhecer melhor a si mesmos, desenvolver suas potencialidades e sentir-se mais pleno e feliz.

 

Experimente! Procure por um psicólogo e veja como sua vida pode ser melhor e mais feliz.