b2ap3_thumbnail_Ediglei----principal.JPG

A Dengue é um problema que todo ano aflige os brasileiros, sobretudo nos períodos de chuva, onde os criadouros do mosquito favorecem sua proliferação. Aliado a este fato, a crise da água faz com que as pessoas armazenem em suas casas, águas de chuva para serem reutilizadas em limpezas de quintal, jardins, lavagens de carros etc. porém, nem sempre fazem o armazenamento da maneira correta, fazendo aumentar ainda mais os casos de dengue. Contudo, o vereador por Caieiras, Edgley, já no ano de 2010, juntamente com seu parceiro de trabalho e vereador na época, Adriano Sopó, em 18/05/2010 assinaram um PL nº 4.804/2010 para que o poder executivo pudesse adquirir mudas e sementes de crotolária e citronela, para efetuar o plantio nos canteiros das ruas e praças da cidade, uma vez que tais plantas auxiliam no combate ao mosquito da dengue.

No caso específico da crotolária, a planta atrai libélulas que se reproduzem no mesmo ambiente do mosquito Aedes Aegypti, ou seja, em água limpa e parada. A libélula quando está no estágio de larva, se alimenta da larva de outros insetos. Após um longo período na água, sofre metamorfose ganhando asas e tornando-se adulta onde passa se alimentar de outros insetos voadores, dentre eles, o mosquito da dengue. Já a citronela, é uma planta aromática de onde é extraída a matéria prima para a fabricação de repelentes de insetos. Se cultivada em vasos ou jardim possui o mesmo efeito do repelente.

 

Por estas razões, o vereador Edgleymais uma vez, reitera a importância de ações como esta que favorecem o combate do mosquito. “A ajuda da população para fiscalizar suas residências e ajudar o poder público a perceber e combater possíveis focos do mosquito certamente é o que há de mais eficaz, mas o uso de plantas para acabar com as larvas nos criadouros, ou mesmo favorecer a destruição do mosquito, bem como, atuar como repelentes naturais, também são fatores essenciais que só vêm a somar com todas as medidas que já estão sendo tomadas para deixar nosso município longe da dengue.” Afirmou Edgley.