b2ap3_thumbnail_Bruno-1_20150304-213258_1.jpg

A dor no nervo Ciático, ou como é conhecida “Ciatalgia” é a dor provocada pela irritação de uma ou mais raízes nervosas da coluna lombar, irradiando-se pelo membro inferior. O nervo ciático é responsável pelos impulsos nervosos dos membros inferiores, por isso a dor pode se dar em vários lugares, sendo os mais comuns: região dos glúteos, lateral da coxa, região posterior da coxa, dedão do pé. A dor no nervo ciático pode ser caracterizada por uma sensação de queimação, fisgadas, formigamento e falta de sensibilidade pelo trajeto bem definido da perna; é uma dor desesperadora e insuportável para quem sente.

A dor no nervo ciático acomete indistintamente homens e mulheres e sua frequência aumenta com o envelhecimento, visto que com o passar dos anos as estruturas da coluna vertebral acabam sofrendo um desgaste que pode comprometer tanto a medula espinhal, quanto as raízes que dão origem aos nervos. Essa dor não é uma doença, mas sim o sintoma de algum problema. São consideradas causas importantes para a compressão do nervo ciático e surgimento do processo doloroso: hérnia de disco, traumas, tumores, síndrome do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa (espasmo muscular que comprime o nervo ciático), osteoartrite, estenose da coluna lombar (estreitamento do canal vertebral e consequente desgaste das estruturas da coluna), deslizamento de vértebras em decorrência de fraturas por pressão (espondilolistese).

Os fatores que podem contribuir para o surgimento das dores são: envelhecimento, obesidade, prática excessiva de exercícios físicos, má postura corporal, carregar muito peso, dentre outros. As mulheres grávidas são as que mais apresentam dor no ciático, pois sofrem uma pressão excessiva na coluna devido ao peso da barriga que pode causar uma inflamação.

O exame para detectar a causa da dor é clínico e só pode ser feito por um médico, que vai avaliar o caso e solicitar os exames. Na maior parte dos casos o tratamento da ciatalgia é feito com antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, além de acompanhamento com um fisioterapeuta. Para que o problema seja evitado é bom adotar hábitos saudáveis como: – Cuidar da postura corporal; – Carregar pesos corretamente; – Alongar-se; – Praticar exercícios físicos com orientação; – Não ter sobrepeso; – Evitar ao máximo o sedentarismo; – Não ficar horas seguidas sentado no trabalho.

 

A Fisioterapia auxilia no tratamento de pessoas com dor no nervo ciático. O fisioterapeuta traça exercícios para fortalecer o assoalho pélvico, a musculatura interna da coxa, o abdômen, a coluna e o diafragma (para cada região, são aplicados exercícios diferentes). Mas é importante lembrar que cada caso é um caso! Se faz necessário uma minuciosa avaliação fisioterapêutica com profissional qualificado para depois iniciar o tratamento.