b2ap3_thumbnail_Essio1.jpg

Em 2014 nove escolas estaduais de Mairiporã atingiram as metas estabelecidas pelo indicador de qualidade da educação paulista, o IDESP. Destaque para as escolas Hermelina A. Passarella e Odarico Nascimento entre as avaliadas no ensino fundamental [9º ano] e médio [3º ano]. Dentre as avaliadas apenas no fundamental a São Francisco, em Terra Preta e a Arthur Wengrill. Atingiram uma das metas as escolas José R. Melchior [3º ano], Maria Zéza [3º ano], Pedro Galrão [3º ano], Carlos Fleury [3º ano] e Nair Romaro [9º ano].

A meta de cada escola é individual e leva em consideração sua atual situação. Cada unidade só pode ser comparada ao seu desempenho anterior. Os objetivos para o ano seguinte são sempre revistos, ano a ano. Dessa forma, as escolas têm desafios novos todos os anos, condizentes com sua realidade. O desempenho no SARESP e o fluxo escolar definem o resultado em cada ciclo.

Ao alcançar pelo menos parte da meta definida pelo Idesp, a escola conquista também o pagamento do bônus por desempenho, que é proporcional ao resultado da unidade, ponderando a frequência do servidor e o índice socioeconômico da escola.

 

O bom trabalho da direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários dessas escolas certamente possibilitaram com que os seus alunos obtivessem sucesso de aprendizagem na avaliação externa do SARESP, por consequência fez com que a meta do IDESP/2014 fosse atingida. Pela dedicação da equipe de profissionais dessas escolas e os esforços dos seus alunos os frutos apareceram. Agora continuar a caminhada. Parabéns. Valeu à pena!