b2ap3_thumbnail_Controle-da-Dengue.jpg

Unidade de Controle da Dengue está circulando pelos bairros de Caieiras

Veículo da Secretaria da Saúde é dotado de um equipamento que aplica inseticida para eliminar o mosquito da dengue

A Prefeitura de Caieiras, por meio de todas as suas Secretarias, tem desenvolvido iniciativas em várias frentes e atuado intensamente no combate à dengue.

Uma dessas ações, desenvolvida pela Secretaria da Saúde, é o veículo da Unidade de Controle da Dengue, também conhecido como “fumacê”, que libera um composto formado por oleo mineral e inseticida que atua contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Destacamos um veículo única e exclusivamente para o combate ao Aedes, tendo em vista a situação em que estão diversos municípios do Estado de São Paulo”, explicou o secretário da Saúde, José Torres.

O veículo está circulando por todos os bairros da cidade espalhando o composto Esse procedimento é feito sempre de manhã ou no final da tarde. “É importante que, se estiverem em casa quando o ‘fumacê’ passar, os moradores abram as portas e janelas, para que o composto se espalhe o quanto for possível”, disse o diretor do departamento de saúde coletiva, José Eduardo de Oliveira Souza.

Apesar de Caieiras ser a cidade da região com o menor número de notificações e, consequentemente de casos de dengue, é importante que a população continue atenta e se proteja do mosquito, não deixando água parada e limpa exposta, pois esse é o ambiente em que o mosquito deposita seus ovos.

Outra ação importante é: caso esteja com sintomas que indiquem a doença, o munícipe procure imediatamente uma unidade de saúde, que acionará a Vigilância Epidemiológica, para que ela o entreviste para identificar sinais de como e onde houve a possível infecção e também faça o “bloqueio” na residência e nas redondezas, para identificar eventuais focos do mosquito.

“O bloqueio é fundamental, pois com ele, evitamos que novos casos surjam naquela determinada região. Combater o mosquito é dever de todos”, lembrou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Almara Checoni.

 

Algumas medidas simples ajudam bastante no combate à dengue: manter a caixa d’água sempre limpa e fechada, não deixar água acumulada em nenhum recipiente, como pneus e garrafas e trocar a água dos vasos de planta por areia.