b2ap3_thumbnail_Tiago-2_20150413-210256_1.jpg

Olá galera tudo em ordem? Esse tema também é muito discutido entre profissionais de educação física se há pouco mais de uma década, os esportes que davam resultados rápidos no corpo eram natação, ginástica aeróbica e lutas, hoje a garotada quer ir direto para a academia fazer musculação.

A musculação é um tipo de treinamento que visa o aumento da massa muscular (Hipertrofia) e definir o corpo, mas não é para qualquer um. Se não for tratada com o devido cuidado, pode oferecer riscos à saúde. Por isso, é importante saber qual é o melhor momento para iniciar a prática com pesos e não sofrer com excessos.

Primeiramente, tanto a maturidade física quanto os limites de cada corpo devem ser respeitados. Do contrário, adolescentes precocemente musculosos podem sofrer com lesões mais sérias, como desvios de coluna. Idade ideal de maneira geral, as academias aceitam matricular adolescentes a partir dos 16 anos ou com menos idade. Se o jovem tiver aval de um médico e um exame físico pode vir a treinar antes.

De acordo com os especialistas, mais importante do que a idade do jovem é a maturidade do seu corpo. Nas meninas, a maturidade acontece após a primeira menstruação e, nos meninos, depois do chamado estirão de crescimento (quando o indivíduo chega a crescer de oito a dez centímetros em um curto período de tempo). O raio X do punho é a melhor maneira de saber sobre o crescimento ósseo do adolescente.

 

Já na opinião do médico Bruno Massa, do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, especialista em ortopedia infantil, o ideal é aguardar mesmo os 16 anos para iniciar um treino mais sério de musculação. “É a melhor forma de ter um resultado mais efetivo e proveitoso.”