b2ap3_thumbnail_1---Analfabeto-Poltico.jpg

 

 

Berthold Brecht, que viveu entre os anos de 1898-1956, se consagrou como um dos maiores pensadores políticos do mundo contemporâneo, escandalizando a todos ao tratar uma pessoa que não lê, não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos como analfabeto político. Para ele, pessoas desse tipo “não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas”.

Berthold Brecht afirma que pessoas desligadas de questões políticas são verdadeiros, imbecis e ignorantes que “se orgulham e estufam o peito dizendo que odeia a política. Não sabem que, da própria ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto…”

Quer  queira ou não, amando-o ou odiando-o, Brecht é hoje uma leitura atualíssima, de cabeceira. Mas o fato é que Brecht escreveu essas ideias tão marcantes num momento em que o analfabetismo funcional era demasiadamente grande no mundo, mesmo até nos países desenvolvidos. Não é por acaso que uma das mais célebres frases de Brech se resume em “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”.

Em tese, os países de Primeiro Mundo sempre buscaram eliminar o analfabetismo político por meio de leitura, capacitando o cidadão para a decodificação de palavras e frases ou realização de operações básicas com números, como ler o preço de um produto ou anotar um número de telefone. Contudo, o verdadeiro propósito democrático não se limita à capacidade de as pessoas conseguirem ou não ler, escrever e realizar operações matemáticas, pois também se torna imperativo saber o que elas são capazes de fazer com essas habilidades.

Poder-se-ia dizer, então, que o problema da efetivação da democracia concentra-se não apenas na eliminação do analfabetismo, mas também na tarefa de conferir eficácia ao alfabetismo. Pela lógica, quanto mais instruídos sejam os cidadãos, melhores condições intelectuais terão para debater, de forma crítica e racional, os rumos políticos da nação. Por isso, é exigência democrática que o Estado priorize políticas relacionadas às habilidades de leitura e escrita das pessoas.

Nesse quadro, ora desenhado, podemos concluir que o analfabeto político em sua grande maioria é um analfabeto funcional porque, ao não entender o que lê,  não efetiva “sua” importância democrática; se ausenta da vida política da nação, limitando-se apenas a  votar sem preocupação de escolher o candidato que possui a conduta e as propostas congruentes com a democracia, a cidadania e o desenvolvimento social. Votam unicamente em quem lhes trazem benefícios assistencialistas, prevendo clara oportunidade de obter benesses ao sabor do poder. Ou apenas votam e não acompanham os resultados das promessas do seu candidato, desprezando a eficácia da sua participação democrática.

Mas o que fazer para combater o analfabetismo político?

No caso dos analfabetos funcionais, é inegável concluir que a evolução do Estado Social e Democrático de Direito dependerá, com certeza, da erradicação do analfabetismo por meio de rígida política de alfabetização funcional. Mas também é indispensável para esse labor que se incluam princípios democráticos que evitem o analfabetismo político dos cidadãos, traçando estratégias dialético-informativas para que exerçam seu direito de voto de modo consciente e responsável, na esperança de que, com este esforço, se desperte o espírito da cidadania. Caso contrário, se prevalecer o analfabetismo político na sociedade brasileira, corre-se o risco de estancar a democracia ou reduzir, de forma considerável, os efeitos deste regime arraigado na soberania popular.