b2ap3_thumbnail_2---So-Paulo-F.jpg

 

Milhões de pessoas, em todo o mundo, acompanham partidas de futebol. Nelas, encontram-se torcedores que vibram, choram, comemoram ou se lamentam, dependendo do resultado final da partida. Heróis ou vilões estão em campo, sejam jogadores protagonistas do esporte ou técnicos sempre solidários, principalmente nas derrotas. Contudo, a grandeza de um time não está em campo, mas na estrutura existente por trás do grande ou pequeno espetáculo.

No caso do São Paulo Futebol Clube, time que conseguiu três títulos mundiais, três libertadores, seis campeonatos brasileiros, sendo três consecutivos em menos de vinte anos, é nítida a eficiente organização que vai muito além de contratação de bons jogadores. Sem efetiva divisão de trabalho, a derrota será certamente o resultado mais conhecido de uma equipe. Isso define, em muitos casos, os verdadeiros campeões.

O São Paulo Futebol Clube se destaca como uma megaempresa, cuja estrutura organizacional é modelo para grandes empresas globais. O Centro de Reabilitação Esportiva, Fisioterapico e Fisiológica – Reffis do São Paulo F.C é hoje referência por causa dos serviços de qualidade incomparável. Atletas, mesmo das maiores equipes do planeta, vêm se tratar no Reffis. Além disso, a empresa São Paulo F.C, desde os tempos de Telê Santana, já se consagrou como uma das maiores fábricas de jogadores do mundo. O estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, é o segundo ponto turístico mais visitado na cidade de São Paulo e serve de exemplo para universidades europeias por sua concepção arquitetônica.

Com eleições bienais, a democracia é outro ponto importante a se destacar, pois, a oposição forte faz o clube se manter em ordem, principalmente nas questões financeiras. Prova disso é que o São Paulo F.C é um dos poucos clubes brasileiros a mostrar seus balanços anuais com total transparência.

Dentro dessa estrutura altamente profissional, todos os funcionários são de extrema importância, não apenas os jogadores e comissão técnica. Desde o jardineiro que, com precisão, apara a grama dos campos do centro de treinamento para evitar problemas de lesão, passando pela equipe de nutrição, roupeiros, porteiros, pessoal de limpeza até o presidente do clube, todos são peças fundamentais para o sucesso e bom trabalho.

O exemplo está sendo visto ao longo da história. Desde o término da construção do Morumbi, o São Paulo Futebol Clube se consolidou como um dos maiores clubes de futebol do mundo, não só por suas conquistas, mas principalmente por sua organização dentro e fora do campo. Haja vista seu patrimônio, estimado em U$ 800 milhões. Este valor deve ser ressaltado, pois o São Paulo F.C. não possui capital em bolsa de valores, como a maioria dos clubes europeus. Ou seja, o seu capital é físico, pode ser tocado, não é capital especulativo.

E o resultado dessa mega organização se reflete no respeito e reconhecimento que o mundo tem por esse amado clube brasileiro.