b2ap3_thumbnail_Dr-Augusto---Calicivirose-Felina-1_20140115-193015_1.jpg

É uma doença transmitida por vírus através do contato direto entre os gatos, ou seja, através de secreções nasais e oculares, saliva e também através do contato indireto pela contaminação de vasilhas, camas, brinquedos, gaiolas, manipulação humana etc. São doenças que apresentam alta prevalência em locais com um grande número de animais, como os abrigos, por exemplo.

A Calicivirose possui sintomas que podem ser observados, como: febre, prostração, espirro, tosse, congestão nasal, conjuntivite, úlceras na boca e focinho (e em casos mais graves, pode ocorrer pneumonia). Sintomas esses muito semelhantes a Rinotraqueíte tema da edição anterior. A taxa de mortalidade é maior em gatos com menos de seis meses de idade, e em animais imunossuprimidos. Mas é uma doença que apresenta um bom prognóstico.

É importante comentar o fato de existirem portadores assintomáticos,  que não manifestam os sintomas clínicos, mas que são capazes de transmitir o vírus para os demais animais. O diagnóstico destas duas doenças é feito através do histórico clínico (ausência de vacina, aglomeração de animais), sintomas clínicos e exames laboratoriais.

O tratamento será de suporte, ou seja, combater os sintomas apresentados. Podem ser administrados antibióticos, antinflamatórios, colírios, deve-se fornecer alimentação adequada e manter o animal hidratado. A melhor forma de prevenção é a vacinação. Também é importante evitar a aglomeração de animais não vacinados, deixar o local ventilado, realizar a limpeza adequada do ambiente (pode ser utilizado cloro). Outra medida que pode auxiliar no controle da doença é separar os animais doentes dos sadios durante o tratamento dos sintomas. Se diagnosticados e tratados corretamente, a recuperação costuma ser rápida e sem maiores complicações. Se seu gato apresenta os sintomas comentados, procure seu veterinário.