b2ap3_thumbnail_Dr-Augusto---Peritonite-Infecciosa-Felina---PIF.jpg

É uma doença viral, com raras exceções, é fatal em poucas semanas. É causada por um vírus, que é sensível a maioria dos desinfetantes comuns. A transmissão é por via oral, é necessário contato prolongado com um gato infectado. O vírus pode ficar latente por meses ou anos.

Há duas formas clínicas da PIF: as duas ocorrem lesões nos órgãos (sistema nervoso, olhos, intestinos, rins, fígado etc.), e acúmulo de líquido nas cavidades torácica e abdominal. Os sinais clínicos em todos os casos, os gatos apresentam perda de peso, falta de apetite e febre, mucosas amareladas, e também aumento de volume abdominal e dificuldade para respirar.

Diagnóstico: – Sinais Clínicos: febre persistente, resistente ao tratamento com antibióticos. – Teste Sorológico: testes positivos não significam necessariamente PIF. Pode ainda ocorrer também resultados negativos em gatos afetados ou que estão em fase inicial da infecção. – Análise dos líquidos das cavidades torácica e abdominal. – Teste para detecção de leucemia felina. O diagnóstico da PIF é um dos mais difíceis na veterinária.

Tratamento: – Não há tratamento específico. – Alguns medicamentos têm tido a melhora temporária. -Tratamento de Suporte: nutrição adequada, fluidoterapia, retirada de líquidos das cavidades abdominal e torácica, analgésicos, antibióticos, vitaminas.

 

Prevenção:Filhotes são imunes até 6 a 7 semanas . Por isso devem ser isolados de animais positivos, inclusive da mãe, após cerca de 5 semanas de idade. Diminuir o stress, superpopulação, oferecer ração de qualidade e limpeza adequada do ambiente é importante.