Em 2016 realizamos uma entrevista na edição 252 do Jornal Nosso Bairro que ficou marcado na História de Caieiras, por ter acertado praticamente 100% de tudo que o nobre advogado Dr. Hermano Leitão apontou em suas respostas.

Isso porque, Dr. Hermano é um dos mais renomados e conhecidos advogados da região, autor de literaturas como Lula da Silva, pragmático ou desnudo? e Tratado sobre a Burrice ao Alcance de Todos, traduzido para o francês como Essai sur La Bêtise à la Portée de l´Homme; e o livro Brasil, Nação sem Caráter, lançado em 2013. Foi e é colunista de inúmeros jornais e revistas, é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado pela Universidade de Brasília, especialista em direito pela Universidade de São Paulo e diplomado em língua francesa e inglês avançado também pela USP, foi Presidente da APAE de Caieiras, Presidente do Lions clube de Caieiras, Presidente da Associação comercial e Industrial de Caieiras – ACISC, integrante do CONSEG de Caieiras, e professor de inglês no CNA de Caieiras, atualmente, é o atual procurador público do município de Caieiras.

Mais uma vez entrevistamos o renomado advogado para que ele possa, quem sabe, jogar uma luz nesse pântano de boatarias emporcalhadas com todos tipos de sandices e canalhices que leva o caieirenses a ficar desorientado e até enojado com tanta podridão nas redes sociais.

Revista Cidade Educadora – Dr. Hermano, primeiramente agradecemos por mais uma vez nos ceder essa entrevista, já que nas eleições de 2016, o senhor aceitou ser entrevistado, na época, pelo jornal Nosso Bairro e praticamente acertou em todos os apontamentos de suas perspectivas eleitorais e jurídicas.  Na atual disputa, como o senhor está avaliando?

Dr. Hermano Leitão – Eu que agradeço Marcelo, por mais uma vez poder contribuir para a democracia, para que o cidadão possa consciente e livre decidir o que é o melhor para a sua cidade. Respondendo sua pergunta, vejo que o maior destaque dessas eleições é a disputa travada na Justiça.  Essa batalha judicial vai determinar os vencedores neste pleito de 2020.

Revista Cidade Educadora – Nossa, e ao seu ver, quem ganha ou quem perde nessa batalha?

Dr. Hermano Leitão – Os francos perdedores na Justiça são Lagoinha e Paulão do Sítio.

Revista Cidade Educadora – E, por quê?

Dr. Hermano Leitão – Paulão do Sítio está impugnado por inelegibilidade.  As contas dele foram julgadas irregulares. Ele tem três processos no eleitoral contra ele por improbidade administrativa.

Revista Cidade Educadora – E o que tem contra o Lagoinha?

Dr. Hermano Leitão – São vários processos que complicam a candidatura dele, desde acusação de suposto envolvimento com organização criminosa, até ocultação de bens, além de falta de explicações sobre a origem de 37.000,00 guardados em espécie constante da declaração de bens.

Revista Cidade Educadora – E quanto ao atual prefeito, qual é a situação dele na Justiça?

Dr. Hermano Leitão – Bem tranquila. Há um pedido de impugnação feito pela oposição, que ao meu ver, já nasceu morto. Não tem amparo legal.

Revista Cidade Educadora – Quem o senhor considera favorito dos quatro candidatos a prefeito?

Dr. Hermano Leitão – O favorito nessas eleições é o atual prefeito Gersinho Romero. Até a pesquisa que soltaram indica que 54% dos entrevistados acreditam que ele é o favorito.

Revista Cidade Educadora – O que o senhor achou da inversão da chapa com Cleber de vice?

Dr. Hermano Leitão – Essa história é longa.  Começa com a implosão do PSB no ano passado e passa pela filiação do Cleber no PSDB patrocinada pelo Paulão, que levou chapéu do Lagoinha para se colocar na cabeça de chapa majoritária.

Revista Cidade Educadora – Explica melhor essa implosão do PSB.

Dr. Hermano Leitão – Foi impetrado um Mandado de Segurança contra a eleição do Cleber como presidente do PSB por vício de procedimento.  No julgamento no Tribunal de Justiça, a eleição do Cleber foi anulada por ter sido declarada clandestina.

Revista Cidade Educadora – E em relação às eleições de vereadores, o senhor acha que haverá renovação significativa?

Dr. Hermano Leitão – Acredito que teremos renovação de 50%. O PSD, PP, DEM e o Podemos parecem mais estruturados para conquistar mais vagas.  Pode ser que o PSDB e o CIDADANIA não consigam nenhuma cadeira por conta de problemas judiciais,  como falta de candidatas para atingir a cota de gênero.

Revista Cidade Educadora – Será que pode haver surpresa?

Dr. Hermano Leitão – Acredito que pode haver novidade com eleição de um candidato do PT para o cargo de vereador.  É que a voz das urnas manda recados conforme o momento político.  E isso fica para entender depois das apurações.

Revista Cidade Educadora – Nessas eleições mudou o cálculo da contabilidade de votos que sugere uma oportunidade de ouro para partidos sem expressão como é historicamente na cidade, o caso do PT, explique para nós como funciona o novo cálculo do coeficiente eleitoral.

Dr. Hermano Leitão – O cálculo do quociente eleitoral é feito a partir da divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras em disputa. Os partidos que atingirem este número passam a disputar as cadeiras de vereador.  Para  serem  eleitos  precisam  ter  ao  menos  10%  do  quociente eleitoral,  mesmo  que  seu  partido  ou  coligação  tenha  feito  o  quociente  eleitoral.  E ainda, todos os partidos passam a disputar    vagas das sobras, caso haja.  Mas, para eleger é preciso que o nome mais votado, a partir desse momento, tenha atingido 10% do quociente eleitoral.

Revista Cidade Educadora – E no caso dos votos nos candidatos impugnados, o que acontece?

Dr. Hermano Leitão – As  campanhas  devem  seguir  com  recurso  até  que  a  Justiça  decida  sobre  a  pertinência das  acusações  contra  eles.  Em  caso de  indeferimento  de  registro,  os  votos  ficarão suspensos  até  o final  decisão.    A  situação  do  Lagoinha  é  mais  complicada,  porque  a coligação  dele  também  foi  alvo  de  impugnação,  nos  processos de número:  0600602 18.2020.6.26.0192,  referente  ao  DRAP  do  PSDB   número: 060060303.2020.6.26.0192, referente  ao  DRAP  do  Cidadania.  Dentre  os  problemas  apresentados  à  Justiça,  os partidos  da  coligação  não  publicaram  na  imprensa  a  convocação  das  convenções  no prazo  da  Lei,  bem  como  não  teriam  atingido  a  cota  de  gênero,  ou  seja,  no  caso,  as chapas  não  têm  candidatas  a  vereadora  suficientes  para  atingir  pelo  menos  30%  da  cota.

Revista Cidade Educadora – Pensando ainda no coeficiente eleitoral, o Sr. acha que a pandemia do Covid19 pode diminuir o comparecimento às urnas?

Dr. Hermano Leitão – Acredito que o índice de abstenção será um pouco maior nessas eleições.  Há quem diga que será uma eleição facultativa, pela simples possibilidade de o eleitor justificar por indisposição física.  Porém, acredito que, por se tratar de eleições municipais, o eleitor se envolva mais. Por essa razão, a minha estimativa de coeficiente eleitoral é de 4.000 votos, abaixo do que seria normal.

Revista Cidade Educadora – E quanto às redes sociais serão determinantes nesse cenário de transformação para uma vida virtual e distanciamento social?

Dr. Hermano Leitão – A conquista do voto pelas redes sociais ganhou um novo grau de influência sobre o eleitor.  O problema na internet é que a disseminação de FAKE News atrapalha essa interatividade. Os órgãos de imprensa tradicionais e impressos ainda são mais confiáveis por responsabilidade inerente ao dever de informar o conteúdo, também é claro, por conta do maior rigor jurídico que pesa sobre os órgãos de imprensa.

Assista!

Assista também!!!

Assista também!