b2ap3_thumbnail_Capa-215.jpg

Doutora Tania Shibata, renomada advogada especialista em direito tributário ex Diretora do Tribunal Regional Federal, casada há mais de 25 anos com o Desembargador Federal inativo e atual presidente da Comissão de Ética do Governo Federal, Dr. Américo Lacombe, jurista renomado. Atualmente está como presidente do PV de Caieiras e Coordenadora da Bacia 7. Devido a recente crise política institucionalizada no Brasil, Dra. Tania precisou se desdobrar entre inúmeras viagens nacionais e internacionais. Com o acúmulo de serviços no seu escritório em São Paulo ela está agora com uma nova filial em Brasília, sendo uma porta de entrada da cidade dos Pinheiras aos meandros burocráticos da política no Distrito Federal. 

 

Manhã São Paulo

Tarde Brasília

Dra Tania, essa é a pergunta dos caieirenses “por onde anda Dra Tania Shibata?”

Ando com muito trabalho, minha vida hoje se resume em madrugar em Caieiras, trabalhar na parte da manhã em São Paulo e a tarde em Brasília, uma correria absurda. Montamos uma filial do nosso escritório no Distrito Federal devido a praticidade no atendimento dos nossos clientes e também por facilitar os trabalhos do meu esposo, Dr. Américo Lacombe, que ocupa a presidência da Comissão de Ética do Governo Federal.

 

Meus clientes

Muitas pessoas de nossa cidade já te procuraram para serviços advocatícios, e grande parte já reclamou que você desvia dos problemas. O que tem a dizer sobre isso?

As pessoas não entendem que a área do Direito é dividida em especialização, como a medicina. Portanto, não conseguimos abraçar as esferas civil, trabalhista e penal. (Eu evito enveredar pelos meandros dos tribunais regionais).  Tenho que focar num único segmento,o tributário. Nosso escritório é especialista nessa aérea, cujos clientes são grandes empresas como Universidade de Marília, Varig, Rádio Jovem Pan, Vigor, Athina Onassis entre outros. Deste modo não temos como nos envolver com nenhum outro tipo de serviço. Infelizmente fica difícil até para explicar para as pessoas que nos procuram por se tratar de algo muito complexo.

 

Questão de logística 

Por que a opção de um escritório na Avenida Paulista e outro em Brasília? Não seria viável uma sede em Caieiras, onde você mora?

De forma alguma, primeiramente nosso escritório na Paulista que é próprio, está localizado no 1º andar do tradicional edifício do Conjunto Nacional, bem no cruzamento com a rua Augusta, é uma localização estratégica, pois estamos há alguns metros do Tribunal Federal, bancos, escritórios de diversas empresas e próximo também do aeroporto. É questão de logística.

 

Articulação/Diplomacia/Diálogo sadio

Diante da estrutura jurídica que você detém, é óbvio que de alguma forma você auxilia as reivindicações dos caieirenses em Brasília. Como isso acontece?

É importante dizer que nossa força, nosso auxílio, encontra-se no campo da articulação, da diplomacia, da boa conversa. Eu transito com certa facilidade por todos os departamentos de um município como Caieiras, da mesma forma como faço em Brasília, não há diferença alguma nesse trânsito. Da mesma forma que converso, tomo cafezinho, almoço com vereadores, secretários de Caieiras é o mesmo com deputados, senadores, ministros em Brasília. Desta forma, o diálogo sempre auxilia para agilizar e encaminhar as reivindicações, sobretudo, porque meu esposo Dr. Américo Lacombe é presidente da comissão de Ética do governo Federal. Está dentro do governo Federal.

 

Mairiporã

Dê-nos um exemplo de reivindicação bem sucedida na região.

Recentemente saímos em todos os noticiários da grande mídia pela conquista da alteração do local da praça de pedágio na Fernão Dias, já dentro do território do município de Mairiporã. Haja vista que tal obra impactaria os munícipes que transitam pelos bairros da cidade e precisam utilizar no máximo, um ou dois quilômetros da rodovia. Dessa forma, conseguimos uma liminar para evitar que os munícipes paguem várias vezes esse pedágio só para transitar dentro do município.

 

Teatro de Caieiras

E as obras do Teatro de Caieiras como andam?

Estou acompanhado as obras do teatro, todas as secretarias se empenharam para concretização dessa obra gigantesca. Mais uma vez o prefeito Dr. Roberto Hamamoto juntamente com o secretário de obras e vice-prefeito Gersinho estão finalizando mais uma obra bem planejada, cumprindo a rigor todos os prazos.

 

Obras em Caieiras

O que diferencia as obras de Caieiras com as obras de outras cidades?

Eu transito por muitas cidades, não só do Brasil, mas também do exterior. Em Caieiras as obras são bem planejadas e seguem um tempo bem definido. Muitas outras cidades você vê a placa no primeiro ano, as estruturas no segundo, o esqueleto da obra no terceiro, e no quarto aquela correria para ser entregue visando a eleição. Em Caieiras isso é bem diferente. Temos várias obras como os NECs, agência do INSS, Poupatempo, viaduto, tubulações na área central, praças, trevos entregues independentes de período prévio as eleições. Os caieirenses se acostumaram a ver obras nascerem e serem concluídas num curto espaço de tempo.

 

Oposição? Onde?

Mas a oposição ainda critica muito o atual governo o que você tem a dizer sobre isso?

Eu não vejo oposição em Caieiras, o que vejo são falas de munícipes que cobram um ou outro serviço em seus bairros, ou mesmo na área central da cidade e sempre relacionado a questões que também estão em pauta por todo o país, como saúde, educação, segurança, transporte etc, mas isso é algo positivo, indica que as pessoas estão exercendo seu papel de cidadãs. Agora, as pessoas também sabem valorizar seu município, têm claro a diferença existente entre sua cidade e as do entorno. Um exemplo é o bairro paulistano de Perus com quase o dobro de moradores de Caieiras, onde não se vê um único campo de futebol, um único leito hospitalar. Comparações desse tipo sempre acontecem e fazem o povo pensar.

 

PV 2016

Como coordenadora da Bacia 7 recém reconduzida, o que você pensa para a eleição de 2016?

A marca do trabalho do PV está muito presente na região, basta ver como Dr. Marcio Pampuri prefeito de Mairiporã vem conduzindo a cidade, e o mesmo com Marcelo Cechettini em Francisco Morato. Em Caieiras, pegamos uma cidade quebrada, a pasta da Cultura devastada, onde no passado imaginava-se que ação cultural era somente festas,bailes, shows, e praticamente nada para os diversos e variados artistas.Tudo isso foi mudado, artistas foram tratados como artistas. Demos uma nova cara para a Cultura de Caieiras e tenho muito orgulho disso. Em 2016, vamos nos reorganizar e buscar mais espaços não só em Caieiras, mas na região como um todo. Só posso dizer que o PV de Caieiras virá muito forte.