b2ap3_thumbnail_Capa-223---OK.jpgd

Infelizmente muitos jovens ainda não perceberam a importância do estudo, da busca pela formação, principalmente de estar qualificado com um bom currículo para assim garantir maiores oportunidades na busca de um bom emprego.

Se por um lado as empresas buscam profissionais qualificados, conscientes da disputa por espaços numa sociedade competitiva, por outro, infelizmente quem deveria garantir formação qualificada aos jovens, há muito tempo está deixando a desejar. É o caso das escolas públicas, que formam os alunos desde a formação básica e, principalmente no final da escolaridade, neste caso, o ensino médio. A insistência num modelo de ensino que depois de décadas de implantação já se mostrou fracassado, mas que continua em vigor por causa de raízes profundas no marxismo, hoje vergonhosamente escancara para a sociedade uma quantidade absurda de analfabetos funcionais.

O grande problema é que recentemente uma pesquisa do IBGE apontou que houve um aumento significativo na demanda por empregos para jovens recém saídos do Ensino Médio, no entanto, a qualificação desses jovens é um grande entrave.  Na prática, o emprego existe, mas o mercado busca mão de obra qualificada, e a escola não consegue oferecer essa qualificação tão exigida pelas empresas.

Diante de uma situação tão caótica, Caieiras mais uma vez está muito a frente quando comparada a outras cidades. Isso porque, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Caieiras (Semudec), coordenada pelo Secretário Fredy Arl Schnell junto com o Coordenador do Núcleo de Capacitação da Semudec, Antonio Vieira de Souza, popularmente conhecido como Toninho do Trabalho, realizam inúmeros projetos para inserir os jovens no mercado de trabalho.Segundo Toninho “Com a crise nacional as empresas estão fechando cada vez mais as portas, e não há outro caminho para o trabalhador, principalmente os mais jovens se não for pelo caminho da qualificação, por isso a quantidade enorme de projetos destinados aos jovens caieirenses que visam a qualificação profissional.” 

E de fato, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Senai e Diretoria de Ensino de Caieiras, vêm trabalhando com alunos das escolas Capitão Alberto Graf e Mário de Toledo para conhecerem os cursos e profissões existentes no mercado de trabalho através do projeto “Mundo Senai”. Segundo o Secretário Fredy Arl Schnell, o projeto “Qual o seu Talento” que foi desenvolvido pelo próprio Toninho do Trabalho, tem como objetivo aproximar esses jovens das escolas profissionalizantes qualificando-os para inúmeras carreiras.

O Senai Mariano Ferraz tem sido um dos principais parceiros do município de Caieiras e, mais uma vez, abriu suas portas para a visitação de nossos jovens que além de conhecerem a escola, participaram das palestras” afirmou.

Para o vice-prefeito, Gerson Romero, Caieiras nunca desenvolveu simultaneamente tantos projetos focados na capacitação profissional dos jovens. A Semudec, através de sua equipe e com o apoio das demais Secretarias, tem apresentado projetos de sucesso e contribuído significativamente para que os jovens conquistem o tão sonhado primeiro emprego.

 

Conheça alguns projetos e ações da Semudec que, na gestão Hamamoto e Gersinho Romero, estão proporcionando qualificação e acesso dos jovens a vagas de emprego:

         Cursinho Preparatório: o objetivo é preparar os jovens e adolescentes para prestar a prova do Senai da Voith e Etec;

         Projeto “Qual o seu Talento?”: o objetivo é fazer com que os jovens tenham acesso as opções de cursos e profissões de destaque;

         Trabalhando meu Futuro: proporcionar que os jovens recebam treinamento através da plataforma de cursos do CIEE para melhorar suas chances nas entrevistas de emprego como aprendiz;

         Aprendendo com quem deu certo: projeto voltado para jovens em condição social de risco, oferece curso de informática e palestras com profissionais experientes no mercado de trabalho que abordarão temas atuais e falarão sobre profissões, saúde, ética e convívio;

         Programa Jovem Cidadão: Manutenção do convênio com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho para atendimento e encaminhamento dos jovens para o primeiro emprego;

         CIEE: Manutenção do convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola que encaminha os jovens para o aprendizado profissional e estágios.

         Construção da ETEC Caieiras;

         Construção do Núcleo de Capacitação Mário Meneguini, em Laranjeiras.

 

Para mais informações sobre os projetos, compareça pessoalmente ao PAT, localizado no Paço Municipal, na Avenida Professor Carvalho Pinto, nº. 207, ou entre em contato pelo telefone 4445 9179.