b2ap3_thumbnail_Capa-224.jpg

Solange, há 3 anos fizemos uma matéria sobre a Educação no município, onde muitas pessoas se surpreenderam com os avanços obtidos até então. E hoje, o que a Educação tem a apresentar em termo de avanços?

Realmente quando a matéria foi publicada, a Educação estava passando por grandes reformulações em seu sistema, sobretudo com o novo modelo de escola, o NEC, dentre várias outras conquistas, todas visando sempre a qualidade. Hoje não é diferente, há muito o que apresentar, destaco alguns dos principais programas que estão em desenvolvimento: o Protec, a parceria da EJA com o Semudec, na Ed. Infantil estamos em processo de organização para chamamento público dos inscritos para atender a demanda por vagas em creches, elaboramos e aprovamos recentemente o Plano Municipal de Educação. Enfim, esses são alguns dos programas em andamento na rede.

 

Então para entendermos melhor cada um desses programas, vamos começar pelo Plano Municipal de Educação (PME). Como foi sua elaboração na rede de ensino e qual sua importância para o município?

A construção deste plano foi fruto de um trabalho coletivo, democrático e transparente, com a contribuição dos poderes executivo e legislativo, profissionais da área da educação da rede pública e privada, sociedade civil organizada, conselhos municipais: CME/Educação, CAE/alimentação escolar, FUNDEB, conselho tutelar, pais e alunos. Este plano é de suma importância para nortear os trabalhos a serem desenvolvidos pelas redes de ensino. Seu objetivo é conduzir as políticas públicas de educação, buscando estabelecer prioridades, diretrizes, objetivos e metas básicas, avançando para uma educação de qualidade crescente, para a próxima década.

 

Você poderia citar algumas dessas metas previstas no plano de governo da atual gestão que estejam de acordo com o PME?

Claro que sim. O Protec é um exemplo, trata-se de um programa que utiliza as novas tecnologias. Inicialmente foi destinado aos alunos dos 5ºs anos um computador por criança, além das lousas digitais nas salas de aula, plataforma de conteúdo pedagógico educacional (em processo de aquisição); os profissionais estão sendo treinados para a utilização do equipamento; o departamento de TI está disponibilizando uma equipe de estagiários para prestar suporte aos profissionais nas escolas. Além do Sistema Gire, que foi elaborado com objetivo de facilitar o trabalho de professores e gestores dinamizando a documentação pedagógica e desburocratizando o trabalho.

 

Por falar em desburocratização e proximidade da Educação com a realidade, você citou a parceria da Eja – Educação de Jovens e Adultos com a Secretaria de Emprego. Como é que isso acontece?

Esse é um grande avanço aos alunos da EJA, pois além de garantir-lhes a oportunidade de conclusão da escolaridade, a parceria com a Semudec, abre as portas para novas oportunidades no mercado de trabalho, ao oferecer aos alunos cursos profissionalizantes, onde têm a oportunidade de participar de cursos gratuitos dentro do horário das aulas, com o objetivo de dar-lhes nova formação. Alguns dos cursos oferecidos são: Hidráulica Residencial, Curso na Casa Bombril, Inspetor de Vazamento da Sabesp e Inclusão Digital. É uma maneira de garantir possibilidade de participação para quem trabalha durante o dia.

 

E para a Educação Infantil, existem novas propostas?

Vou citar duas principais voltadas à primeira infância: a semana do bebê, onde ficará estabelecido um período do ano em que gestantes e mães com bebês receberão atenção de todos os setores do poder público, podendo também agregar parceiros da iniciativa privada. As ações consistem em palestras relacionadas à saúde, oficinas para as mães, ações culturais e de apoio nos primeiros anos, investindo na relação mãe e filho. E a outra é o convênio-creche, que visa atender a demanda por vaga em creches no município, numa parceria com o setor privado, onde estamos em processo de organização para o chamamento público.

 

Professora, é visível que a rede cresceu imensamente nesses últimos 7 anos. Você poderia nos dizer quantos alunos eram atendidos em 2008 e quantos são atendidos hoje?

Em apenas 7 anos praticamente dobramos de tamanho na rede. Até 2008, pouco mais de 5 mil alunos eram atendidos, hoje são mais de 10 mil, e não é só isso. Em 50 anos foram construídas (incluindo as antigas escolas de madeira), 27 unidades escolares. Hoje são 37 escolas, sendo 12 Emefs, 24 Ememis, 1 Eja e ainda construímos 5 NECs. Não há alunos fora da sala de aula e ainda atendemos alunos de outros municípios que vivem em localidades de divisa com Caieiras.

 

Realmente, são números impressionantes, e como os alunos eram e são transportados hoje?

Em 2008, a rede era responsável pelo transporte de 300 alunos apenas. Hoje transportamos 3.800, com um detalhe: 74 veículos dotados de GPS e câmeras de monitoramento e com 48 motoristas qualificados e 96 monitores.

Obs: A rede tem hoje 74 Veículos entre pequeno e grande porte

 

Qual é o número atual de educadores em toda rede?

É importante salientar o investimento humano realizado nos últimos 7 anos. Pulamos de 195 professores em 2008 para 430 em 2015, e de apenas 5 diretores em 2008 para 37 agora.  Monitor de Sala EDESP que nem existia em 2008, hoje temos 71. Coordenador pedagógico que havia apenas 5, há sete anos atrás, hoje chega a 50.

Vamos muito além disso, como por exemplo, agentes de organização escolar que não existia em 2008, hoje temos 45. Temos 6 nutricionistas. Só nas escolas municipais, temos hoje mais de 220 câmeras de monitoramento. Não tenho a menor dúvida que Caieiras é um município modelo em Educação.

 

Para finalizar esse nosso bate papo, que mensagem você tem aos leitores?

Em primeiro lugar, agradeço imensamente ao Dr. Roberto Hamamoto – prefeito e ao Gerson Romero, vice-prefeito pela atenção e investimentos na infraestrutura da Educação e pela demonstração de confiança e carinho a todos nós. Agradeço também toda a equipe da Educação, professores, equipe gestora, pais, alunos, demais secretarias parceiras, enfim a todos que nos ajudam a construir uma Educação de qualidade.