b2ap3_thumbnail_Capa----239.jpg

Caieiras vem crescendo rapidamente nos últimos anos, a quantidade de veículos nas ruas da cidade segue esse crescimento. O poder público por sua vez, tem a obrigação de garantir a mobilidade urbana, circulação dos veículos, segurança dos pedestres e o acesso de todos a uma cidade democrática.

Mas essa busca por uma “cidade para todos”, não é algo simples. Isso porque, nem sempre o cidadão consegue compreender que o outro também tem direito aos espaços públicos, exemplos podem ser vistos nas pessoas que têm o hábito de ocupar com seu veículo, um determinado espaço por horas, como se estivesse utilizando a garagem de casa. Enquanto isso, outras tantas pessoas circulam um bom tempo pelo centro da cidade apenas para encontrar uma vaga nas proximidades da prefeitura, delegacia, hospital, câmara, bancos e comércios, contribuindo assim para o caos no trânsito.

A situação dos espaços públicos de Caieiras, utilizados por donos de veículos ficou tecnicamente fácil de ser compreendida. De um lado, os usuários que dependem da área central de Caieiras. Do outro, os cidadãos caieirenses que têm sua vida de relação, não com Caieiras, mas com as cidades vizinhas, os quais utilizam os espaços públicos próximos à estação ferroviária para deixar seus automóveis por horas, ou até o dia inteiro, e tranquilamente migram para as cidades adjacentes.  

Diante desse impasse, o prefeito de Caieiras Dr. Roberto Hamamoto, passou a sofrer dura pressão por parte da maciça maioria dos usuários que têm sua vida de relação em Caieiras, e por isso, se sentem no direito de usufruir dos espaços públicos, os quais querem apenas um local para estacionar por alguns minutos e assim realizar seus trabalhos na área central da cidade. Seja para pagar uma conta num banco, comprar produtos nos comércios, resolver algum serviço corriqueiro nos departamentos da prefeitura, nos postos de saúde, na câmara municipal etc.

Sendo assim, a Prefeitura de Caieiras retornou desde o dia 27 de junho, com o serviço Zona Azul. Desta vez, com um sistema muito mais moderno que permite também que os agentes de trânsito recebam online informações dos veículos estacionados irregularmente, para que possam constatar e emitir a multa. O valor continua o mesmo R$ 2,00 por hora de estacionamento, sendo que o tempo máximo para utilização da mesma vaga é de duas horas. O horário de funcionamento também foi mantido: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. Aos domingos e feriados, não há cobrança de tarifa de Zona Azul.

O novo sistema da Zona Azul é informatizado, isto é, a venda é feita eletronicamente. O pagamento da tarifa pode ser feito aos monitores ou em qualquer um dos comércios credenciados, que terão exposta a logomarca do serviço. O objetivo da reimplantação, segundo o departamento de trânsito é garantir que haja rotatividade nas vagas de estacionamento de veículos, democratizando o uso do espaço público.