b2ap3_thumbnail_capa_20171208-013142_1.jpg

O ex-prefeito de Francisco Morato, Marcelo Cecchettini e o ex-prefeito de Caieiras, Dr. Roberto Hamamoto são sempre assuntos nas reuniões dos grandes caciques políticos nos cinco municípios abarcado pelo consórcio CIMBAJU: Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar.

O que todos querem saber e que nada sabem, se, as duas maiores forças políticas fora do governo nesta região ousará voos na disputa legislativa a nível estadual ou federal em 2018. Dr. Roberto Hamamoto, é reconhecido nos municípios vizinhos como o prefeito que mudou a imagem provinciana de Caieiras. Já Marcelo Cecchettini, pegou uma cidade com graves problemas econômicos, sociais e estruturais e conseguiu em apenas 4 anos administrar de tal modo que a própria revista ISTOÉ o reconheceu como um dos 32 prefeitos do Estado de maior competência administrativa.

O que separa essas duas forças politicas, é somente a estratégia na campanha para reeleição. Roberto fez uma clara opção por articulações políticas seguras, sem riscos, com pessoas sem histórico de traição. Já Marcelo depositou confiança demais em algumas pessoas inescrupulosas e foi duramente traído.

Depois de um ano fora da política, o ex prefeito de Francisco Morato fala com exclusividade a revista Nosso Bairro. Confira:

 

Expandindo a empresa

 

1 – Marcelo, estamos chegando ao final do ano de 2017, como está sua vida fora do governo municipal?

Bem, a vida de empresário você sabe como é, como de todo brasileiro, trabalhar muito e pagar contas. Acordo cedo, não tenho hora para ir dormir, meu tempo é muito corrido. E neste ano tenho me dedicado aos meus negócios. Estamos agora em um novo projeto de franquia: “Comfort Food”, que significa “Comida Confortável”, que desperta conforto e bem-estar ao ser consumida. Inauguramos em junho uma loja em Jundiaí, estamos para inaugurar uma loja no Shopping de Franco da Rocha, e, em breve Shopping Carapicuíba.

 

Experiência empresarial

 

2 – Você acha que, de alguma forma a visão empresarial, faz alguma diferença na gestão pública?

Sim! Faz um diferencial, porque administrar uma empresa implica na criatividade de captar recursos, ou seja, fazer receita, e, gerenciar esses recursos na manutenção e desenvolvimento da empresa, o mesmo pode ser pensado na gestão pública.

 

Morato negativado

 

3-  Como o senhor encontrou Francisco Morato em 2013?

Bem, nós herdamos um município com muita dividas, inclusive com a situação fiscal junto aos governos estadual e federal, negativado. Além disso, como todos sabem eram muitas as obras paralisadas a anos e gravíssimos problemas estruturais e financeiros.

 

Gestão responsável

 

4 – Então como a experiência empresarial te ajudou no enfrentamento de tantos problemas?

Me ajudou no sentido de priorizar essas obras paradas e o que era essencial para o bom andamento dos serviços municipais, economizando os recursos públicos e aplicando de forma responsável o dinheiro do contribuinte.

 

O que é prioridade em Morato?

 

5 – Em relação a prioridade das obras paradas, o novo prédio da prefeitura, não era prioridade?

Prioridade para quem? Nós não tínhamos recursos para concluir tantas obras, então tive que fazer opções. A conclusão da obra da prefeitura ou o terminal de ônibus? Optei pelo terminal! A prefeitura ou as 11 escolas e creches que eu entreguei? Preferi as 11 escolas e creches para as crianças! A prefeitura ou as 130 ruas pavimentadas? Preferi as ruas pavimentadas! A prefeitura ou os cinco postos de saúde? Optei pela saúde do moratense A obra da nova prefeitura ou a revitalização do centro? Veja o centro em 2013 como era e veja agora.  No meu ponto de vista pensei no povo, não no conforto do prefeito.

 

Consórcio CIMBAJU

 

6 – É sabido que um município depende do outro e a política promovida em uma cidade afeta diretamente a cidade vizinha.  Você como uma das principais lideranças politicas na região, qual o caminho para melhor integração entre os municípios?

Acredito que por meio do Consórcio CIMBAJU, que é uma entidade que representa os 5 municípios: Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, buscando assim, soluções para os problemas regionais.

 

Prêmio da revista ISTOÉ

 

7 – Existe hoje fortes rumores na região, que você é pré-candidato a deputado, até por conta, que você recebeu o prêmio da revista ISTOÉ como o prefeito destaque no Brasil em 2015. Isso se confirma?

Bem lembrado, o premio conferido pela revista ISTOÉ, em parceria com agencia internacional de classificação Austin Rating conferiu a Francisco Morato como a 32º cidade entre 5.570 municípios do Brasil, na geração de empregos e na excelente execução orçamentaria. Veja que a crise brasileira se deu pela péssima execução orçamentaria. Só a grandeza desse prêmio já fala por si, é um reconhecimento estatístico a nível nacional, entre outros. Por um prestígio desse porte, tornei-me naturalmente muito procurado, tanto pelo peso politico, como pela experiência de empresário e gestor publico, e no meu partido sou um nome muito forte em todo Estado de São Paulo.

 

Marcelo candidato natural?

 

8 – Você então é candidato natural a deputado em 2018?

Eu creio que é necessário elegermos deputados na nossa região e que sejam da região.  E que conheçam os reais problemas e que possam trazer recursos financeiros significativos, para podermos evoluir rapidamente nas demandas das cidades e da região. E que possam nos representar juntos aos governos estadual e federal. Cobrando investimento e serviços nas áreas de saúde e educação e segurança entre outros.

Reconheço que meu nome está muito bem cotado, o que me coloca na região como um nome expressivo, sendo de fato, um pré-candidato natural.

 

Hamamoto candidato natural?

 

9 – Dr. Roberto Hamamoto se enquadra também como um pré-candidato natural em 2018?

 

O doutor Roberto fez um belo trabalho em Caieiras, mudou a cara da cidade, foi reeleito, foi decisivo na reeleição do seu sucessor, está bem apoiado por um grupo muito bom e leal a ele, é uma grande força política sem dúvida. Posso dizer isso porque já presidimos juntos o Consórcio CIMBAJU.  Vejo sua candidatura como natural, até por conta que ele foi candidatado a deputado em 2006 antes de ser prefeito. Acredito que ele venha sim como candidato a deputado, só não sei se vem como federal ou estadual. Independente se seja ele o que quem seja candidato, nossa região precisa de deputado, isso é o mais importante.