b2ap3_thumbnail_capa.jpg

Uma batalha que se arrasta por mais de meio século, somente agora, no mandato da dupla Hamamoto e Gersinho que o sonho de Comarca torna-se realidade.

Para quem viu Caieiras antes e depois de 2008, é fácil perceber a grande mudança que ocorreu na cidade. Isso porque, a imagem que se tinha até então era de um município, cujas obras se concentravam na área central e nos percursos de circulação dos ônibus, dando a falsa imagem a quem circulava, que Caieiras era cidade organizada e em franco progresso. Contudo, o que se via eram obras inacabadas, muitas das quais refeitas e reinauguradas várias vezes.   

Em 2009, com a chegada da dupla Hamamoto e Gersinho no comando de Caieiras, o município passou a sentir as transformações. Logo de início, na área da Educação, as antigas escolinhas de madeira foram demolidas e em seu lugar construídos os NECS. O mesmo aconteceu na Saúde com os minúsculos postinhos de saúde, substituídos pelas modernas Policlínicas. Na área da Segurança, além de uma grande reestruturação na GCM, a cidade ganhou câmeras de monitoramento e o trabalho das polícias se intensificou por meio da integração entre elas. Contudo, o grande diferencial na maneira de governar foi por meio da diplomacia e do diálogo com os governos, sobretudo estadual. Caieiras foi o município que mais ganhou em termos de investimento, pois aqui foi instalada a agência do INSS, Poupatempo, o viaduto tão esperado saiu do papel e beneficiou toda a região facilitando a mobilidade urbana. Foram concluídas as obras do prédio da prefeitura, do hospital, da Etec, dentre tantas outras. Somado a tudo isso, uma nova política de incentivos fiscais atraiu milhares de pequenos, médios e grandes empresários. Caieiras passou a ser terra do trabalho e das oportunidades.

Com todos esses avanços faltava ainda a cidade se libertar de Franco da Rocha e ter sua própria Comarca. Mas para o município de Caieiras ter sua própria sede jurídica era necessário atender uma série de exigências que ia desde o número de eleitores até a análise de receita tributária. Além disso, era necessário um Projeto de Lei Complementar aprovado em 2014 (PLC 49/2014) que transformaria o Foro Distrital de Caieiras em Comarca. Por meio desse novo diploma, o município obtém sua maioridade judiciária, não mais dependendo de sede situada em Franco da Rocha, tornando-se assim verdadeiro centro judiciário/administrativo.

 

Dr. Roberto Hamamoto lembra que “os grandes beneficiados são os moradores que não mais necessitarão recorrer a longos deslocamentos para solucionar problemas de esferas judiciais”. Outra questão importante, afirma o prefeito, está no âmbito da significativa diminuição de processos que precisarão ser analisados pelos juízes, reduzindo assim o tempo de tramitação. Já o vice-prefeito, Gersinho Romero, fez questão de parabenizar o ilustre morador de Caieiras, Sr. Antonio Musseli um valente e incansável pioneiro que desde os primórdios vem lutando incansavelmente pela elevação de Caieiras a Comarca. Na prática, Caieiras se tornar Comarca representa uma alavanca de seu desenvolvimento num momento tão difícil da economia e da política nacional.