b2ap3_thumbnail_capa_20181022-004038_1.jpg

O colégio Senemby localizado em Caieiras-SP é pioneiro na educação privada do município. Desde sua fundação, em 1981, tornou-se a principal instituição de ensino da região, reconhecido por sua referência em qualidade e excelência em educação. Dentre suas características principais e que o diferencia dos demais, está a primazia por valores sólidos alicerçados numa prática pedagógica, a qual se baseia na filosofia educacional que tem o aluno como protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com responsabilidade social e ambiental. A linha filosófica adotada é o Interacionismo Crítico, a qual faz com que a ação educativa do colégio seja focada em formar indivíduos autônomos, responsáveis e críticos, compromissados e capazes de exercer um papel significativo na vida social futura.

Além disso, outro grande diferencial do colégio é o valor dado à instituição familiar, ou seja, a família é constantemente incentivada a participar da vida acadêmica do aluno, pois escola e família devem caminhar juntas.  Contudo, uma escola de qualidade se faz com profissionais qualificados, e nesse quesito, o colégio desponta com investimento em professores especialistas em suas áreas o quais defendem a linha pedagógica do colégio fundamentada na crença que todos os alunos são capazes de aprender. Desta forma, o resultado do colégio impressiona podendo ser comprovado por meio de avaliações periódicas aplicadas por institutos federal, estadual e privados,  além é claro, do grande número de aprovados em concorridas vestibulares.

A localização do colégio é também outro fator que interfere muito em sua qualidade, pois o afastamento da área central e próximo à área verde, em rua sem saída, possibilita um ambiente favorável ao silêncio e tranquilidade para os estudos, além de oferecer maior segurança.

Toda essa infraestrutura do colégio somada à preocupação com a excelência no ensino, equipe de profissionais qualificada e parceria com as famílias, faz parte da essência de sua fundadora, a professora Luverci Duval, carinhosamente conhecida por todos como prô Luverci. Seu princípio de educação de qualidade, há quase quatro décadas mantém o Senemby como referência e o destaca entre dezenas de colégios particulares em toda a região.

 

Titulação Internacional:  Colégio Senemby nomeado Premier School Partner pela International University Alliance

Em matéria de Educação, 2018 é o ano histórico para Caieiras. Isso porque, o município tem seu principal colégio particular nomeado Premier School Partner pela International University Alliance, membro de uma aliança de universidades internacionais que proporciona ampla facilitação para o ingresso em faculdades internacionais. Além disso, o Senemby está qualificado para acompanhar e orientar o acesso às universidades. Na prática, o colégio em Caieiras é o representante oficial dessas Universidades no Brasil.

Com esse título, o colégio Senemby passa a servir como um ponto de orientação e representação universitária para alunos interessados em estudos internacionais de toda a região. Esse serviço poderá trazer benefícios específicos aos alunos com grade curricular já pré-aprovada pelo colégio ou até mesmo para qualquer aluno da comunidade em geral que precise de orientação para estudos internacionais. Junto à essa Aliança Internacional, o colégio dispõe de um consultor acadêmico internacional (International Couselor) que está disponível para atendimento de dúvidas e orientações para toda a comunidade da região de Caieiras. Esse profissional recebe treinamento constante das próprias universidades americanas.

 

Classificação dos colégios de Caieiras ENEM 2017

Desde a criação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 1998 pelo então ministro da Educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o colégio Senemby vem despontando em larga distância no 1º lugar. O objetivo deste exame em sua criação, era de avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país auxiliando assim o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Em 2017 o resultado do ENEM não foi diferente, dentre todas as escolas de Caieiras, nenhuma se aproxima dos números do Colégio Senemby, prova de sua eficiência no ensino da região.

 

Exclusivo: Entrevista com a diretora do Colégio Senemby, Professora Luverci

Revista Cidade Educadora –  O Senemby está completando 37 anos de atividades. Conte-nos como foi a sua trajetória profissional.

Pro Luverci – Foi uma caminhada repleta de conquistas, mas, também de dificuldades as quais nos desafiaram e nos motivaram na nossa missão.

Ao longo destes 37 anos fomos nos tornando uma equipe sempre comprometida com a sociedade e a formação da criança e do jovem. Nossa grande realização é ter formado bons cidadãos, pessoas éticas, com valores e capazes de fazer o mundo melhor. Muito nos orgulhamos disso!

Acreditamos no sonho de uma educação de qualidade e continuamos cuidando que o Senemby assuma cada dia o compromisso com a sociedade, com o ser humano e com o futuro, desta forma prestamos uma homenagem a nós mesmos.

 

RCE –  Como se sabe, o ensino no Brasil não é tarefa das mais fáceis. Quais as dificuldades que encontrou ao longo destes anos?

Pro Luverci – A falta de leis bem elaboradas que garantissem ao ensino privado a organização e manutenção da sua proposta pedagógica. Houve ao longo destes 37 anos, muitas interferências no campo pedagógico econômico e financeiro por parte do poder público que dificultaram muito nossa tarefa.

 

RCE –  É mais fácil ou mais difícil educar nos dias de hoje?

Pro Luverci – Nem mais fácil nem mais difícil. Continua sendo um grande desafio. Educar implica amor, dedicação, responsabilidade e conhecimento sobre o desenvolvimento do ser humano.

 

RCE –  Como lidar com o Bullying na escola?

Pro Luverci – O Bullying existe não só na escola, mas em toda a sociedade. Todos nós devemos estar atentos à qualquer prática de violência física ou psicológica contra qualquer pessoa. Não podemos admitir que uma ação exercida por uma pessoa ou grupo tenha o objetivo de intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à alguém. Devemos desenvolver ações de esclarecimentos sobre o bullying junto às famílias; orientar os envolvidos; capacitar os professores para atuarem preventivamente e, principalmente, incentivar o convívio em nosso meio pautado pelo respeito, alegria, igualdade, justiça e solidariedade.

 

RCE –  Quais os caminhos que o Colégio Senemby tem tomado para acompanhar as tendências da Educação para o século XXI?

Pro Luverci – Uma constate participação de nossa equipe em eventos, congressos e cursos nas mais variadas áreas da Educação, trazendo sempre uma atualização e aplicação das novas tendências educacionais.

Introduzimos há dois anos a educação socioemocional; o bilinguismo, o High School, a Robótica e estamos caminhando para internacionalização do nosso colégio, com parceria direta com mais de trinta universidades americanas. Isso é só um começo!