b2ap3_thumbnail_b2ap3_thumbnail_Dr-augusto_20140910-192111_1.jpg

Sempre que me perguntam o que é melhor: castrar o macho ou a fêmea?  Respondo sem pestanejar, os dois. Nos casos dos machos micções frequentes (marcar território), fugas e muitas vezes alguns dias nas ruas, uma simples castração resolve muita dor de cabeça. Em relação as fêmeas, a maior reclamação é o cio. Sangramento, miados aos gritos (gatas), fuga e a indesejada prenhe. São as causas mais frequentes das dores de cabeça, com os animais de estimação.  

Se for escolher qual dos dois animais deve-se castrar, a melhor opção são os dois, mas se isso não for possível a recomendação acaba sendo castrar a fêmea. Por quatro razões básicas: cio, prenhes, tumor de mama e piometra. Esses dois últimos referem-se as doenças mais frequentes em fêmeas.

No caso da piometra, o termo se divide em duas palavras de origem, pio significa pus e metra significa útero. Piometra é uma infecção bacteriana que ocorre no endomédio (tecido que reveste a parede interna do útero) das cadelas e gatas devido a um estímulo hormonal prolongado. Doenças essas que se não diagnosticadas a tempo podem levar o animal a óbito de forma muito rápida. Já os tumores de mama têm seu aparecimento muitas vezes relacionado aos constantes cios irregulares e a não gestação desse animal.

 

Esse artigo pode   parecer repetitivo e é, pois somente reforçando informação é que conseguimos fortalecer a lição. Aproveitem todas as opções que a cidade de Caieiras oferece: São seis Clínicas Veterinárias particulares e um ônibus modelo móvel que vem atendendo todos os bairros de nossa cidade bastando somente fazer sua inscrição e aguardar pelo agendamento da cirurgia de seu animal de estimação. “Sempre lembrando que toda regra tem sua exceção. Consulte seu Veterinário de estimação!”