b2ap3_thumbnail_Adejal3.jpg

Nessa época de crise e escassez de água, temos que nos adaptar as dificuldades e adversidades.   Eu particularmente já precisei tomar algumas atitudes, como me policiar e fazer do horário de banho um momento breve simplesmente destinado à higiene, sem exageros. Também adquiri alguns galões recicláveis (tipo galões de azeitona) para captar a água da chuva que serve para lavar o quintal de minha casa, o meu carro, limpeza em geral e descarga do banheiro.

Nos próximos anos, teremos um período de muitas dificuldades, pois a crise da água está apenas dando seus primeiros sinais. A situação pode piorar e trazer outras consequências como a falta de energia elétrica, encarecimento dos alimentos como verduras, legumes e frutas, em virtude das perdas de produção, de leite e carnes, poluição do meio ambiente e outros obstáculos que vão tornar a vida cada vez mais difícil!

Temos que nos unir, pensar que nossos atos podem afetar a vida dos nossos semelhantes e vice e versa, possibilitando que as dificuldades sejam minimizadas e quem sabe superadas. Para quem tem melhores condições financeiras, existem opções como pequenos poços artesianos, mas infelizmente o custo de projetos como este ainda é muito alto. Por enquanto, precisamos pensar na nossa reeducação, pensar no uso consciente da água e de todos os recursos oferecidos pela natureza, pois já sentimos na nossa pele que um dia tudo isso pode e vai acabar. Cabe a nós sermos inteligentes e dizer não ao desperdício!